Corpus Christi será celebrado com procissão e confecção de tapetes na região de Itapetininga

45903 Jornal O Avaré 14/06/2017 07:48:20

Para celebrar nesta quinta-feira (15) a festa de Corpus Christi, as igrejas católicas da região de Itapetininga (SP) estão preparando uma programação especial com procissões, confecção de tapetes e missas. Em Itapetininga (SP), por exemplo, as missas começaram nesta segunda-feira (12) e seguem até quarta-feira (14).
 
 
Confira a programação completa:
 
 
Itapetininga
 
 
Até esta quarta-feira (14), as paróquias de Itapetininga (SP) celebrarão o "Tríduo de Corpus Christi" nos horários habituais em que cada uma realiza as missas nos dias de semana. Na comunidade Santo Antônio, que pertence à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, as missas do tríduo serão às 19h.
 
 
Na missa solene, uma procissão formada por cerca de 3,5 mil fieis percorrerá o tapete de 1100 metros, confeccionado pelas paróquias, a partir da praça Duque de Caxias (em frente a Catedral) ao longo das ruas Monsenhor Soares, Júlio Prestes, Saldanha Marinho, Dom Joaquim, Bernardino de Campos, Cesário Motta e General Carneiro.
 
 
As imagens do tradicional tapete, conforme a coordenação da Liturgia, abordarão o tema central da solenidade assim como a Eucaristia e os biomas brasileiros (CF 2017). Estarão presentes todos os padres da cidade na solenidade.
 
 
 
Tatuí
 
 
Em Tatuí (SP), o Tríduo de Corpus Christi também será celebrado em todas as paróquias. No Santuário Nossa Senhora da Conceição, as missas do tríduo acontecerão até quarta-feira (14), sempre às 7h.
 
 
Já a missa solene será celebrada às 9h na praça do Santuário e contará com a presença de todos os padres da cidade. A ornamentação das ruas por onde a procissão passará inicia por volta das 21h do dia 14 de junho. Serão 1400 metros de tapete entre as ruas José Bonifácio, 15 de novembro, Juvenal de Campos e Santa Teresinha, por onde aproximadamente 4 mil fieis acompanharão a passagem do Santíssimo Sacramento.
 
 
 
Avaré
 
 
Em Avaré (SP), haverá missa às 16h na Igreja Matriz na quinta-feira (15), com procissão até a São Benedito. O tema dos tapetes será "Maria, Sacrários Vivos na Eucaristia". Eles enfeitarão as ruas Rio Grande do Sul e Piauí e os preparativos começarão a ser feitos meia-noite.
 
 
 
Cerqueira César
 
 
A missa com procissão será às 15h na quinta-feira (15), em Cerqueira César (SP). O trajeto da procissão será de 1 quilômetro e o tema do tapete é ‘Seguindo os passos de Maria, chegamos a Jesus Eucarístico”. Os preparativos começarão na quarta-feira (14), às 21h.
 
 
 
Taquarituba
 
 
A missa começará na Paróquia São Roque, em Taquarituba (SP), com procissão às 17h e com celebração final no parque Arnon Firrámo de Melo, Avenida Coronel João Quintino. O trajeto da procissão e dos tapetes será de 1,5 quilômetro. Serão usadas 2 mil sacas de serragem para a montagem dos tapetes e o tema será a "Campanha da Fraternidade".
 
 
Além disso, nos dias 15, 16 e 17, haverá quermesse no ginásio municipal Juvenal Rodrigues, que fica na praça João Clímaco, n° 47, Centro,
 
 
 
Piraju
 
 
Haverá missa e procissão às 16h, em Piraju (SP). A saída será na Paróquia São Sebastião e os fieis irão percorrer ruas do centro da cidade. A estimativa é que seja de um quilômetro. Os enfeites nas ruas começarão a ser montados na noite de quarta-feira (14) e o tema dos tapetes, que serão feitos de pó de serra, é ligado à Maria, Eucaristia e Campanha da Fraternidade.
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também