Correios dá início à operação logística Enem 2016

4010 Jornal O Avaré 07/10/2016 05:25:54

Nessa quarta-feira (5), Correios, Ministério da Educação, Inep e Exército assinaram a ordem de serviço para expedição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, em Osasco (SP). O documento foi assinado exatamente um mês antes do exame, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.
 
 
O primeiro carregamento de provas saiu do local logo após a assinatura da ordem do serviço, rumo aos pontos de armazenagem no interior do país. “O que nos levou a fazer a operação logística dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi o fato de termos feito todos esses anos o próprio Enem e a distribuição de livros didáticos do FNDE. É uma operação de parcerias, que não se faz sozinho”, declarou José Furian Filho, vice-presidente de Logística dos Correios.
 
 
A empresa realiza a operação do Enem desde 2009. Na edição 2016, 15,5 mil empregados dos Correios estarão envolvidos no transporte e distribuição de 77 mil malotes, com 18 milhões de provas e 33 milhões de materiais administrativos, como questionários e atas de presença, entre outros. Ao todo, serão transportados cerca de 2,5 mil toneladas por 300 mil km no país. 
 
 
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, fez um comparativo positivo da operação logística desde a armazenagem até a distribuição das provas: “A operação era quase que artesanal. Nós cuidávamos da segurança, da diagramação das provas, de organizar os elaboradores, enfim, era uma coisa muito nova dentro do próprio Inep. E a evolução é excepcional. A colaboração que nós temos hoje, não só dos Correios, mas de todos os órgãos de segurança do Brasil, nos garantem essa tranquilidade e os Correios são magníficos, porque transportam para nós com segurança toda essa riqueza que conseguimos para nossos alunos”.
 
 
O evento fez parte do Encontro Nacional de Alinhamento das Operações de Segurança do Enem 2016, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep, com representantes de várias instituições envolvidas na operação, para alinhar a logística da distribuição dos instrumentos de aplicação no exame. O Enem 2016 teve mais de 8,5 milhões de inscritos. A prova será aplicada em 1.727 municípios e 17 mil locais de prova.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios no Interior de São Paulo

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também