Correios lança guia técnico com recomendações sobre embalagens

3078 Jornal O Avaré 02/07/2016 09:27:42

Os Correios lançaram, na última semana, o “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios - RPC”.  O manual, já disponível no site da empresa, visa orientar os clientes na hora da escolha das caixas e envelopes para o envio de encomendas, além de nortear o mercado quanto à produção de embalagens, de forma a viabilizar a comercialização de caixas e envelopes no padrão Correios pela indústria gráfica, estabelecimentos comerciais e redes varejistas do País.
 
 
O guia apresenta as embalagens divididas por tamanhos e sugere padrões de layout gráfico, com elementos obrigatórios e opcionais, como selo, código de barras, dimensões e modelo da caixa, área de endereçamento, rótulos, fontes, tamanhos, símbolos das remessas postais e área de informações de devolução.
 
 
Além de divulgar as especificações técnicas, a iniciativa fornece recomendações e dicas sobre as melhores práticas de endereçamento e acondicionamento das encomendas, visando melhorar seus processos logísticos e garantir um melhor serviço para os clientes.  Um dos itens mais importantes do processo de postagem, a escolha de uma embalagem resistente, associada ao seu correto acondicionamento, proporciona segurança, proteção e integridade ao conteúdo, desde o seu encaminhamento até a entrega.
 
 
Proibições e restrições de conteúdo - Antes de utilizar os serviços dos Correios, é importante estar atento a algumas restrições, uma vez que a aviação civil internacional e a legislação postal proíbem o transporte de certas substâncias. Em caso de dúvidas quanto à aceitabilidade do objeto para envio postal, o cliente pode consultar o Fale com os Correios ou solicitar informações em uma das agências de atendimento.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também