Cratera aberta em bairro 'engole' ruas e preocupa moradores de Avaré

3643 Jornal O Avaré 14/03/2017 06:00:05

Uma cratera aberta no bairro Jardim Europa II, em Avaré (SP), está preocupando os moradores. De acordo com eles, o problema começou há três anos e a erosão, que já 'engoliu' duas ruas do bairro, pode atingir as casas.
 
 
Em nota, a prefeitura de Avaré informou que desde o ano passado as obras passam por problemas, por isso estão paradas. Ressaltou ainda que a empresa que ganhou a licitação para realizar a obra foi notificada, mas não informou o prazo para conclusão.
 
 
De acordo com o gerente da Cetesb Márcio Gomes, a prefeitura deve buscar uma solução para que o problema não chegue até as casas. “Em uma erosão, se nada for feito, ela só aumenta, vai levando o solo e pode causar risco à população. A prefeitura tem que buscar soluções emergências para resolver esse problema”, explica.
 
 
Segundo a aposentada Cacilda Aparecida de Abreu, já foi protocolado um pedido para manutenção com foto na prefeitura, porém até agora nenhuma providência foi tomada. “Da janela de casa da para ver a cratera, que está cada vez maior. Tem dias que preciso até tomar um chá para me acalmar, principalmente quando chove, pois é só chover que o buraco aumenta”, conta.
 
 
A prefeitura já investiu mais de R$ 300 mil para conter a erosão, porém o problema continua. “A prefeitura começou uma pequena obra de manutenção, mas ela foi abandonada, e o pouco que eles fizeram já foi destruído pela erosão. Eu é que terei que gastar com manutenção, pois devido à erosão, o muro de casa começou a rachar. Estamos abandonados. Nem rua temos mais. Isso é um descaso público com os moradores que pagam todos os impostos em dia”, afirma a aposentada.
 
 
Como o problema não é solucionado, a dona de casa Hortência Aylla pensa em vender sua casa para morar com os filhos em São Paulo. “Não consigo vender a casa, pois o bairro está desvalorizado por causa da cratera. E não tem o que possamos fazer, por isso pretendo vender aqui para morar com meus filhos em São Paulo. Estamos abandonados e vivendo com medo de que a erosão atinja nossas casas”, conta.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também