Criança de 1 ano e 8 meses morre após agressões na região

9151 Jornal O Avaré 21/06/2016 07:33:16

Cinco dias após a Polícia Civil instaurar inquérito para apurar uma denúncia de maus-tratos contra uma idosa de 81 anos, em Pederneiras, a cidade registrou outro caso parecido. Nessa segunda-feira (20), um menino de 1 ano e 8 meses morreu. Ele apresentava sinais de desnutrição e diversos hematomas pelo corpo. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) comprovou que a vítima teve uma hemorragia interna, decorrente de múltiplas agressões.
 
 
É o que revela o delegado Richard Serrano, que instaurou inquérito no mesmo dia para apurar homicídio culposo. Ele narra que a mãe do garoto é usuária de drogas e consumia as substâncias até durante a gravidez. Logo que a criança nasceu, ela se mudou para Ribeirão Preto e, atualmente, estaria em São Paulo. Já o menino, cuja identidade será preservada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi deixado com a avó materna, que não tinha condições de ficar com ele.
 
 
O tio do garoto, irmão de sua mãe, passou a cuidar da criança. Contudo, ele vive em uma casa ocupada, pertencente à antiga Fepasa, e trabalha como pintor para sustentar a esposa, que está grávida de 5 meses, e os outros quatro filhos. Segundo o delegado, o Conselho Tutelar acompanhava a família. Tanto que o órgão chegou a constatar que, antes da intervenção, o garoto não havia tomado nenhuma vacina.
 
 
De pronto, ele foi levado ao posto de saúde. Serrano, portanto, também vai ouvir o Conselho Tutelar para saber quais os procedimentos que foram tomados em relação à família. Esta, por sua vez, negou qualquer tipo de negligência contra o menino. Disse, inclusive, que ele comia, mas não conseguia engordar. Quanto aos hematomas, a tia afirmou à polícia que foram provocados por um dos filhos deles, de 2 anos, que vivia brigando com o primo. Já o tio relatou que saía cedo para trabalhar e só voltava à noite.
 
 
 
A morte
 
 
 
Com base no depoimento da família da vítima, o delegado Richard Serrano relata que o garoto acordou, nessa segunda (20) pela manhã, e mamou. Pouco tempo depois, começou a espumar pela boca. “A tia o colocou debaixo do chuveiro, mas não resolveu e o levou ao hospital”, descreve. Lá, já não havia mais o que fazer e o médico acionou a polícia, devido aos hematomas da criança.
 
 
No mesmo dia, o delegado ouviu o profissional e foi até a casa onde a criança morava, descrita por ele como algo “paupérrimo e de higiene precária”. Inclusive, no boletim de ocorrência (BO), consta que o que mais chamou a atenção da polícia foi “a existência, no chão do banheiro, de fezes, próximo à chupeta de criança e pasta de dentes”.
 
 
Após tomar os depoimentos dos tios, o delegado decidiu instaurar inquérito para apurar crime de homicídio culposo (quando não há intenção). Os responsáveis pela criança vão responder ao inquérito em liberdade.  
 
 
Outro caso
 
 
 
A Polícia Civil de Pederneiras instaurou inquérito, há cinco dias, para apurar uma denúncia de maus-tratos contra uma mulher de 81 anos. Segundo o relato da família de Maria de Lourdes Franco à polícia, a idosa teria adquirido escaras após dar entrada no asilo São Vicente de Paulo. Conforme o JC noticiou na edição do último dia 17, a coordenadora da instituição negou qualquer tipo de negligência.
 
 
 
Fonte: JCNET

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também