Crianças e gestantes devem tomar vacina contra a gripe

2618 Jornal O Avaré 15/07/2015 10:01:57

Prossegue na Estância Turística de Avaré a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 22 de abril, sob a coordenação do Ministério da Saúde. A novidade deste ano foi a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos com a finalidade reduzir casos graves e óbitos.
 
 
 
Até o início de julho, já foram vacinadas 4.046 crianças e 659 gestantes, de acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde. A campanha será intensificada para crianças e gestantes. Pais devem levar seus filhos às Unidades Básicas de Saúde para a segunda dose da vacina, bem como as gestantes que ainda não foram vacinadas e que precisam receber a dose única do medicamento preventivo.
 
 
 
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Outras medidas de prevenção são: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
 
A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de junho e agosto.
 
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
 
 
REAÇÕES ADVERSAS – Após a aplicação da vacina pode ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas comuns, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
 
 
 
Onde tomar a vacina
 
As doses das vacinas antigripais serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades:
 
UBS Dra. Maria da Glória Ramires Ferreira (Vera Cruz)
 
Av. Carmem Dias Farias s/n
 
UBS Dr. Francisco Coutinho (Bairro Alto)
 
Rua Minas Gerais, s/n
 
UBS Dr. Aristides Guerra de Aguiar (Vila Jardim)
 
Praça Armando de Paula Assis, s/n
 
UBS Dr. Carlos Faraldo (Jardim Brasil)
 
Av. Salin Antonio Curiatti, s/n
 
UBS Dr. Telmo da Costa Ferreira (Bonsucesso)
 
Rua Musa, 2654
 
Centro de Saúde I
 
Rua Acre, nº 1281
 
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também