De novo, Botucatu é a mais segura

1565 Jornal O Avaré 09/09/2014 09:12:17

Pelo 4º ano, cidade tem o menor índice de registro de roubos do Estado considerando os 76 municípios com população superior a 100 mil habitantes

 

 

A integração entre as Polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), aliada ao intenso trabalho de repressão, rigor no registro dos crimes e eficiência na investigação, fizeram com que, pelo quarto ano, Botucatu conquistasse o “título” de cidade mais segura do Estado. O levantamento, feito pela prefeitura com base em dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), leva em conta o número de roubos por cada grupo de 100 mil habitantes e será divulgado hoje, às 19h30, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

 

O evento “Botucatu Contra o Crime: o Retrato da Segurança” é aberto ao público e contará com presença do prefeito, João Cury Neto (PSDB), do comandante da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Jorge Duarte Miguel, do delegado seccional de Polícia de Botucatu, Antônio Soares da Costa Neto, do secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Adjair de Campos, e do comandante da GCM, Sérgio Luiz Bavia.

 

Com base em estatísticas oficiais, o município analisou índices de cada modalidade de crime das 76 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes. Os números revelam que, a partir de 2009, ano em que foi implantada nova política de segurança pública, com ações integradas entre Polícias Civil e Militar e GCM, Botucatu viu reduzir drasticamente a criminalidade, mantendo-se em posição de destaque no cenário estadual. “Um dos indicadores comemorados diz respeito aos casos de roubo. Por quatro anos consecutivos, Botucatu se sustenta na primeira posição do ranking levando em conta o número de registros por grupo de 100 mil habitantes”, ressalta a prefeitura. O resultado é comemorado pelo delegado seccional, que assumiu a unidade em junho de 2009. “Em 2008, a cidade tinha 242 roubos. Eu trabalhei seis meses em 2009 e caiu para 140”.

 

O comandante da PM também atribui os bons resultados à integração entre as três forças de segurança de Botucatu e lembra de caso registrado em outubro do ano passado, quando dois ladrões foram baleados por policiais após assaltarem uma pizzaria e reagirem à abordagem. Um deles acabou morrendo. “As câmeras mostraram ação extremamente enérgica dos policiais, mas altamente técnica e dentro da legalidade”, avalia.

 

 

Investigação prévia

 

Costa Neto conta que 90% dos roubos em Botucatu têm como vítimas transeuntes que, na maioria das vezes, ficam sem aparelho celular. Para facilitar as investigações, os registros dos roubos são concentrados na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que tem equipe especializada em “filtrar” as ocorrências. “Antes de o BO ser registrado, é feita uma entrevista. Em muitos dos casos em que a pessoa chega para registrar, acaba-se apurando, na realidade, que o crime não aconteceu”, afirma. “Não se registra BO de roubo a esmo. É feita uma investigação prévia”.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também