Déjà Vu ed. 07.11

3438 Jornal O Avaré 07/11/2015 01:28:05

 

 

Déjà Vu (Já Visto)                                 ed. 07/11/2015    

por: Carlos “Cam” Dantas

 

e-mail: colunistacarloscam@gmail.com

Chefe é Chefe! Comando e amizade pessoal não se confundem

Tantos são os problemas administrativos vivenciados, tantas são as denúncias envolvendo setores dentro de seu governo, que o Prefeito Poio Novaes já demonstra (parece) estar vivendo seu particular inferno astral. É ameaça de greve pra cá, é pedido de renúncia pra lá, enfim, um bombardeio sem tréguas patrocinado pela oposição e verificado no dia a dia junto à opinião pública. Assim pontua-se uma trajetória equivocada que precisa da correção de rumo. Desta forma as “férias” do alcaide vieram na hora exata.

Ninguém, dentro de uma lucidez aceitável, pode contestar a retidão de caráter, honradez, honestidade no trato da coisa pública, ainda de outros princípios básicos que norteiam a formação moral do Prefeito Poio Novaes. Também seu nível intelectual, benevolência e educação no relacionamento humano, são incontestáveis. Talvez daí se possa visualizar algum ponto falho, pois em se tratando de política, dizem, não podemos ser (estar) bonzinhos o tempo todo. Às vezes uns gritos, xingamentos e tapas na mesa, aceleram a resolução do problema surgido. Ademais o Tribunal de Contas do Estado não costuma considerar tais virtudes.

-----------------------------------------------

Muitos secretários e ocupantes de cargos de confiança o iludem com conversas frívolas e inconseqüentes. (Mas é ele, Paulo Novaes Filho, que pode um dia ter os bens indisponíveis). É muito lero-lero pra pouca ação e horas efetivamente trabalhadas em prol do município. Algumas nomeações foram equivocadas e premiaram partidários de péssima índole e má formação profissional, contemplados que foram a título de “cala boca” pelo apoio que deram á chapa vencedora no último pleito. Tudo parece estar dando errado na administração Poio Novaes. E qualquer semelhança com Barchetti ou Wagner Bruno, como nos aponta o “Déjà Vu Tupiniquim” não terá sido mera coincidência. Devido a salada ideológica-partidária formada, ele, prefeito, nomeou um corpo técnico de secretários indicado pela base governista e agora, parece, já não está lá muito feliz com os nomes impostos, ops, escolhidos. (Huumm!!).

-----------------------------------------------

As críticas mais contundentes que a atual administração peemedebista tem recebido são aquelas proferidas (e preferidas) pelos “corneteiros” dos bares, armazéns e “cafés da vida”. E vão censurando desde os excessivos gastos com shows artísticos; falta de remédios; transporte escolar deficiente, convocação de novos funcionários a todo o momento, inchando ainda mais a máquina pública; licitações duvidosas para algumas reformas e novas construções de Escolas, Creches e Unidades Básicas de Saúde, quanto, principalmente, para compras de medicamentos, segundo o ex-secretário de Saúde Miguel Chibani, em recente pronunciamento. Enfim, uma série de problemas, e por aí vai.

Neste diapasão, também aproveitam para “descascar a coisa”, maldizendo que, “sem capacidade de apresentar projetos interessantes para o desenvolvimento e efetivo progresso de Avaré – até agora só aquela tão praticada “benzida” – o governo que aí está preenche o vazio com uma idéia de coordenação política equivocada baseada na ‘compra de apoio’ premiando eventuais adversários com cargos no executivo e apadrinhamentos em processos licitatórios (vide empresas médicas contratadas para administrar o atendimento no Pronto Socorro Municipal), sem contar alguns aliados que nadam de braçada e a favor das ondas na atual administração, sendo prestigiados – e favorecidos – mesmo com atuações inexpressivas!” Este tipo de procedimento, a história política avareense nos ensina que nunca acabou bem.

_____________________

Desta forma, vamos ao nosso “DÉJÀ VU TUPINIQUIM” com os confrontos símiles ou antagônicos relatados pelo avareense Manoel Messias Jr. (hoje redator do Tribuna de Nova Campina) na edição do jornal Diário da Terra de 23/02/2005 com o título A difícil missão de ser prefeito... direcionada, principalmente,  ao Prefeito Cavani, eleito em Itapeva, mas que serve dentro do contexto, de modo geral. Começa assim:

 

Vocês, caros leitores (e eleitores), repararam como nunca estão contentes com os prefeitos de seus municípios? Vejam essas comparações e comecem a entender um pouco como é ser prefeito e compreendam, e dêem mais crédito ao chefe do Executivo de sua cidade.

– Se é amigo de todos, é um DEMAGOGO. Se não procura os amigos, VIROU MASCARADO;

– Se segue o protocolo, é EXIBIDO e BUROCRATA. Se não o segue, quer ser um INOVADOR;

– Se chega cedo no gabinete, é AMBICIOSO. Se chega tarde, é PREGUIÇOSO e QUER MOLEZA;

– Se tudo anda bem, ELE NÃO FAZ FALTA. Se as coisas andam mal, é porque ele NÃO É DE NADA;

– Se realiza muito, porque os OUTROS AJUDARAM. Se aceita colaboração, NÃO TEM PERSONALIDADE;

– Se trabalha em equipe, porque NÃO TEM IDÉIAS PRÓPRIAS. Se trabalha sozinho, é porque NÃO CONFIA EM NINGUÉM;

– Se procura os auxiliares, é porque quer se fazer de IMPORTANTE. Se não procura, QUER SER O TAL sozinho;

– Se comparece a atos públicos, É BICÃO; um “PAPAGAIO DE PIRATA” para as fotos. Se não aparece, é um CONVENCIDO porque já foi ELEITO;

– Se é amigo dos funcionários, quer com eles FAZER MÉDIA. Se ao contrário, uma ARROGANTE REPRESENTANTE DO POVO;

– Se é religioso, QUER APROVEITAR DE DEUS. Se pouco religioso, é mais um ATEU PARA ATRAPALHAR;

– Se é jovem, é mais um INEXPERIENTE. Se é velho, é BANANEIRA QUE JÁ DEU CACHO;

– Se é magro, nem sabe aproveitar as  FESTAS E BANQUETES. Se é gordo, gasta verbas em MORDOMIAS e está COMENDO A PREFEITURA;

– Se bom orador, porque pretende LEVAR O POVO NO BICO. Se mal, NEM PARA FALAR AO MENOS SERVE;

– Se não está na prefeitura, é porque “NÃO SAI DE SÃO PAULO”. Se fica na prefeitura, NÃO SAI PARA BUSCAR VERBAS;

– Se é amigos dos políticos, é mais um ADULADOR BARATO. Se pouco amigo deles, é um BOLA MURCHA, que nem adular sabe;

– Se educado com todos, NÃO FAZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO. Se perde a calma, é mais um NERVOSINHO;

– Se atende vários juntos no gabinete, quer ENROLAR TODOS de uma só vez. Se atende um de cada vez, TEM ALGO A ESCONDER;

– Se seu carro é novo, quer APROVEITAR A OCASIÃO. Se é velho e feio, NÃO SABE AO MENOS TER BOM GOSTO;

– Se, por dever do cargo, anda bem vestido, “esse já DEVE ESTAR ROUBANDO”. Se usa roupas simples, está se DESFAZENDO DO CARGO e do MUNICÍPIO;

– Se é amigo dos vereadores, quer JOGAR ÁGUA BENTA nos projetos de Lei. Se não o é, NÃO TEM DIÁLOGO e quer mesmo é BRIGA.

O QUE FAZER? Siga sua consciência, POIS DEUS SABERÁ LHE COMPREENDER. [“Arre égua!”]

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também