DÉJÀ VU (JÁ VISTO) ED. 25.04

2338 Jornal O Avaré 25/04/2015 08:42:05

 

 

Déjà Vu (Já Visto)                                 ed. 25/04/2015    

por: Carlos “Cam” Dantas

 

e-mail: colunistacarloscam@gmail.com         

Administrar é uma arte

 

Dando sequencia aos textos elaborados dentro do bate-papo político ocorrido durante o encontro do ex-prefeito Joselyr Silvestre com amigos, recentemente verificado no Balneário Costa Azul, que, conforme relato confiável de uma fonte, esta servindo de pano de fundo para caracterizar esse verdadeiro “DÉJÀ VU TUPINIQUIM” que se confirma na administração Poio Novaes. Nesta reunião, prevista inicialmente para ser gastronômica ─ virou uma “cornetagem” só, politicamente falando ─ o programa de governo “AVARÉ PRA TODOS” apresentado pelo então candidato Poio Novaes – PMDB foi muito criticado.

Na oportunidade afirmaram com todas às letras que era copia fiel daquela proposta de administração elaborada por um candidato da cidade de Louveira, “chupada” pelo jornalista Lucas Mota, assessor de campanha da coligação partidária na época, pretendendo assim “churrasquear com o espeto dos outros” (para não falar outra coisa), principalmente quando cita projetos e conquistas. Poio Novaes, segundo ferrenhos defensores deveria ter se dirigido ao eleitorado avareense de forma mais clara e objetiva (arre égua!) mais ou menos assim: “Eu venho para administrar com eficiência, gerar empregos e progresso para a cidade, melhorar os setores carentes, particularmente os da Saúde e Educação, ainda para encerrar um ciclo e caminhar na direção oposta, banir as falcatruas instaladas (denunciadas) em administrações anteriores, combater a corrupção, o empreguismo, entre outras mazelas, e para fazer funcionar (literalmente) a máquina pública que se encontra estacionada, enferrujada, enfim, construir uma nova era na história da cidade dentro de um governo democrático, ético, honesto e transparente”, ou seja, verdadeiramente uma “AVARÉ PRA TODOS”.

 

                                        Déjà Vu Tupiniquim

Ocorre que, de boa intenção o “inferno está cheio”. O prefeito Poio paga um altíssimo preço político por bancar ações equivocadas de alguns secretários despreparados que nomeou quando montou sua equipe de trabalho. Administrar, segundo o Aurélio, significa gerir (negócios públicos ou particulares); governar; dirigir; exercer a função de administrador. Portanto, gerenciar o município não pode ser tarefa tão difícil assim, basta ter “pequenos-grandes” atributos: visão administrativa (empreendedorismo e eficiência), humildade no comando (aceitar apontamentos e ensinamentos outros) e trabalhar em cima das prioridades (primeiro as primeiras coisas dentro da série ou ordem estabelecida) delegando poderes e cobrando efetivamente resultados. E por falar em apontamentos e ensinamentos outros, transcrevemos abaixo algumas propostas dos vereadores que, se acatadas fossem, muito poderiam contribuir para com a atual administração, orientando suas ações, sem esquecer aquelas outras aprovadas pela câmara que tiveram a finalidade de fiscalizar os atos do executivo, a priori, função essencial do legislador. Vamos a elas:

─ Antonio Leite de Oliveira (PV) – Requerimento nº 112/15 – 9/2/2015 – “para que informe se existe projeto que recolhe entulhos no município. Se negativo, é preciso que se implante” (tipo do “Cidade Limpa”)

─ Benedito Braz Ferreira (PT) – Requerimento nº 1799/14 – 24/11/2014 – “para que encaminhe relatório contendo a taxa de ocupação do ‘Parque Fernando Cruz Pimentel’, sua arrecadação e sua despesa”.

─ Bruna Maria da Costa Silvestre (PSB) – Requerimento nº1278/14 (01/09/2014) para que fosse enviada relação dos médicos contratados pela GAMP desde o inicio do contrato e Requerimento nº 1382/14 – 22/09/2014 – “para que informem quais as medidas administrativas tomadas quando médicos do Pronto Socorro faltam ou abandonam seus plantões sem dar nenhuma satisfação”.

─ Carlos Alberto Estati (DEM) – Requerimento nº 0947/14 – 16/06/2014 “para alertar da necessidade de verificar a contaminação pelo “necrochorume” das lagoas existentes na entrada principal de nossa cidade”, esclarecendo que o necrochorume é aquele líquido proveniente dos corpos em decomposição (do Cemitério Municipal) podendo atingir o lençol freático.

─ Denílson Rocha Ziroldo (PSC) - Requerimento nº 0425/15 – 30/03/2015 – “para que a Secretaria de Educação informe: 1) O motivo pelo qual ainda não foi implantado o reforço escolar nas escolas municipais? 2) Quais escolas ainda estão sem coordenadores e o porquê?”

─ Edson Flavio Theodoro da Silva (PP) – Requerimento nº 1561/14 – 13/10/2014 “para que a Prefeitura e Câmara Municipal agendem com o Deputado Curiati um encontro com Prefeitos e Vereadores dos municípios banhados pela Represa de Jurumirim, com o intuito de implantar oficialmente o Circuito Turístico da Represa de Jurumirim, criado através da Lei nº 10.855/2001”.

─ Eduardo David Cortez (PP) – Requerimento nº 765/14 – 19/05/2014 – “para que seja realizada apuração e também tomar providências com urgência em relação às reclamações da merenda escolar nas escolas de nossa cidade, sendo que na maioria das vezes só servem embutidos, como salsicha, sendo ausente uma alimentação saudável”. A Prefeitura respondeu que não procedem as reclamações, (que alguém mentiu) pois a merenda escolar é fornecida com alimentos de qualidade.

 ─ Ernesto Ferreira de Albuquerque (PT) – Requerimento nº 134 e nº 135/15 de 09/02/2015 – “sobre levantamento do consumo d’água e energia elétrica em todas as repartições públicas incluindo unidades básicas de saúde, escolas, creches,” programando assim a redução do gasto, bem como verificar possíveis vazamentos.

─ Francisco Barreto de Monte Neto (PT) – Requerimento nº 739/14 – 19/05/2015 – “no sentido de informar se os proprietários de terrenos que necessitam de limpeza estão sendo notificados, justificando que a incidência de terrenos com mato alto e entulho são uma constante, sendo a maioria, propriedade de particulares”.

─ Julio César Theodoro “Tucão” (PSD) ─ Requerimento nº 1774/14 – 17/11/2014 – “para que seja enviado um relatório contendo as empresas credenciadas no programa SIM – Selo de Inspeção Municipal criado pela Lei Complementar nº118, para produtos de origem animal, que tem por objetivo a fiscalização e emissão de alvará de funcionamento industrial e sanitário para fabricação e comercialização de produtos alimentícios”.

─ Marcelo José Ortega (PV) – Requerimento nº 261/15 – 02/03/2015 – “sugerindo estudos para viabilizar um novo Parque Industrial às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, na Estância Turística de Avaré, de forma a promover o desenvolvimento econômico e industrial de nossa região”.

─ Roberto Araujo (DEM) – Requerimento nº 105/14 – 03/02/2014 – “para que envie uma relação contendo o nome das pessoas e os respectivos cargos em comissão desde 01/01/2013 informando se o servidor comissionado é funcionário concursado/efetivo ou não”, conforme estabelece a Lei nº1132 de 27/11/2008.

─ Rosangela Paulucci (PMDB) – Requerimento nº 1274/14 – 25/08/2014 – “para que esclareça se existe estudos ou projetos em andamento, no sentido de acelerar o processo da efetiva instalação da Usina de Beneficiando de Resíduos da Construção Civil em nosso município. A Prefeitura respondeu em 22/09/2014 que a previsão para inicio de trabalhos é final de março de 2015”. (Huumm!!) 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também