Denílson Ziroldo pede atenção no Aterro Sanitário

2800 Jornal O Avaré 15/07/2015 10:27:45

Preocupado com as condições do Aterro Sanitário Municipal o Presidente da Câmara de Vereadores de Avaré, Denílson Rocha Ziroldo, esteve durante a última segunda feira, 14, na cidade de Araraquara visitando as instalações da Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara, o objetivo da viagem foi conhecer os métodos de trabalho da Cooperativa que tem conquistado ótimo resultado na preservação do meio ambiente.

“Na semana passada eu estive no Aterro Sanitário de Avaré e fiquei muito preocupado com o que eu vi. O lixo é enterrado sem uma seleção prévia do material, não há qualquer cuidado. Fui até Araraquara porque lá é referencia na coleta seletiva e temos muito a aprender com eles” disse o Presidente da Câmara.

São mais de 500 toneladas de material recolhidos todos os meses pelos mais de 180 cooperados  que são contratados pela Prefeitura para realizar o serviço, onde são recolhidos papel, vidro, plástico, isopor, metal e o óleo de cozinha e industrial para reciclagem.

Também é realizado todo um trabalho de conscientização da população para a importância da reciclagem para o meio ambiente, as pessoas já sabem o dia que o catador passa para recolher a parte do lixo que vai para a Cooperativa e também sabem separar o que deve ser recolhido pelos trabalhadores.

“A forma de trabalho da Cooperativa já está inserida no dia-dia das famílias. Vejo que Avaré está muito longe do ideal e precisamos agir rápido para conservar o nosso meio ambiente”, afirmou Denílson.

Juridicamente estabelecida como associação cooperativa há 7 anos a organização promove atividades educacionais para os cooperados e para a população, orientações e colaboração em projetos culturais com parceria com outras entidades e projetos acadêmicos em parceria com universidades.

“Outro trabalho que eu achei fantástico é a coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha doméstico e cozinha industrial para a produção de biocombustível em parceria com uma Universidade. Preservando os rios e o lençol freático e dando qualidade de vida para as futuras gerações” completou Denílson Ziroldo. 

Agora o objetivo é auxiliar a Prefeitura a melhorar o modelo de coleta de lixo existente em Avaré e deixar a cidade mais limpa e preservada.

FOTO: Denílson Rocha Ziroldo - Presidente da Câmara de Vereadores de Avaré

             Agamenon Brunetti Junior - Supervisor Administrativo 

Créditos: Arquivo Pessoal

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também