A CRISE DO PRONTO SOCORRO DE AVARÉ.
O Pronto Socorro Municipal de Avaré, vive dias de verdadeira crise de descontentamento de ambas as partes. ( paciente e funcionários )
O corpo de plantonistas do Pronto Socorro Municipal não estão mais querendo dar
continuidade prestando serviços a vidas humanas, temendo as ameaças, desacatos que são
constantes. Onde gera falta de médicos e, aumenta a demora no atendimento.
A administração terá que providenciar uma empresa de segurança ou até mesmo ter ali a
presença da Policia Militar por uma certa temporada, até que volte ao normal o respeito.
É comum pessoas irem a um pronto socorro, simulando doenças, somente para conseguirem
atestado para dispensa de serviço. Hoje em dia, médico não fornecem mais atestados com a
facilidade de antes, as leis estão dificultando.
Os médicos fornecem somente um comprovante que a pessoa passou pelo Pronto Socorro e foi
medicado, fornecem o atestado se houver necessidade mesmo. O suposto paciente não
conseguindo o atestado, inicia-se a sessão de agressões verbais aos profissionais, médicos,
enfermeiros, funcionários de recepção, portaria, seguranças, todos os profissionais procuram
serem tolerantes, mas isto não deixa de abalá-los e, prejudicarem até em seus rendimentos.
Existe uma lei que diz que maltratar funcionário público no exercício de suas funções é crime.
A administração terá que tomar uma medida de pulso para que volte ao normal, exigindo mais
respeito da parte de certos tipos de pacientes, que precisam serem conduzidos até o plantão
policial.
É constrangedor para pessoas de bem que ali estão, aguardando para serem atendidos e,
perceberem a presença da Polícia Militar, isto graças a pessoas estressadas, embriagadas,
incompreensivas.
Um ambiente onde o número de atendimentos diários é elevado, a extensão dos turnos de
trabalho é exigida, onde a natureza emergencial do serviço e a pressão imposta por pacientes e
seus acompanhantes prevalecem, pode contribuir consideravelmente para levar os servidores de
um Pronto Socorro a se sentirem estressados. Tais aspectos acabam contribuindo para uma
predisposição ao mau atendimento, à irritabilidade e ao cometimento de erros operacionais.