Devo me vacinar agora contra a febre amarela? Veja o que recomendam as autoridades

6771 Jornal O Avaré 23/01/2018 00:05:32

Com a notícia de novos casos de febre amarela pelo país nos últimos meses, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, surgiram filas imensas em postos de saúde, em regiões com ou sem recomendação de vacina.
 
 
Veja em 4 passos se você se enquadra na recomendação das autoridades de para a vacinação:
 
 
 
 
O que é a vacina fracionada?
 
 
É a vacina com um quinto de uma dose padrão (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1ml. Ela será aplicada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia para que seja possível ampliar a cobertura com as vacinas disponíveis.
 
 
Tira-se do frasco da vacina uma dosagem menor do que a habitualmente aplicada. Como informa o ministério, a diferença está no no tempo de proteção: a dose padrão é para toda a vida, já com a dose fracionada, a duração é de pelo menos 8 anos.
 
 
Quem são as pessoas que devem receber a dose padrão, mesmo que em sua localidade estejam dando a fracionada?
 
 

Pessoas que têm HIV e que têm contagem de células CD4 maior que 350

 

Pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia e radioterapia

 

Pessoas com doenças hematológicas (do sangue);

 

Grávidas;

 

Crianças de 9 meses a menores de 2 anos de idade;

 

Viajantes internacionais, já que o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) não autorizou a utilização da dose fracionada para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). No ato da vacinação, deve ser apresentado comprovante de viagem (boleto de passagem área ou hotel, convite para participação em eventos internacionais, entre outros) para países que exijam o CIVP.

 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também