Dez doenças que são silenciosas e perigosas

4289 Jornal O Avaré 23/09/2016 01:10:30

Foram anos para a copeira Wanessa Alves notar que seu organismo estava diferente. Primeiro, veio a perda de peso. Depois, uma vontade incontrolável de comer doce, queda de cabelo e infecção urinária. Quando descobriu que é diabética, foi um pouco tarde. “Demorei a saber o que tinha, por isso já tive que tomar insulina e regular, porque minha diabetes é descompensada”, conta.
 
 
Assim como a diabetes tipo 2 de Wanessa, uma série de outras doenças são consideradas muito perigosas porque seus sinais são silenciosos e podem demorar para aparecer. Hipertensão, Aids, osteoporose e hepatite C estão nessa lista - bem maior do que se imagina.
 
 
“Todas as doenças silenciosas são perigosas, justamente por apresentarem sintomas tardiamente. Muitas delas têm correlação com hábitos de vida que podem ser melhor administrados, como comportamento sexual, dieta e exercício”, alerta o patologista clínico Carlos Alberto Ballarati.
 
 
Além do que a Wanessa sentiu, outros sintomas da diabetes tipo 2 são boca seca, muita sede e idas frequentes ao banheiro. A demora no diagnóstico desse e de outros males atrapalha - e muito - o tratamento médico.
 
 
Por exemplo: alguns casos de diabetes e de hipertensão em estágios iniciais podem ser controlados com simples dietas, emagrecimento e atividade física, sem medicação. Já que os sinais não são claros, a visita frequente ao médico é importante para que essas doenças não fiquem muito tempo despercebidas.
 
 
“Com o passar dos anos, na fase adulta, começamos a negligenciar as idas ao médico, e é justamente quando devemos ter maior consciência de uma busca por saúde”, destaca o patologista clínico, recomendando uma consulta médica de rotina por ano, no mínimo.
 
 
 
Sinais de alerta
 
 
Embora a maioria dos sinais seja generalizada, alguns sintomas dão indicativos de que algo não anda muito bem no nosso corpo. Febre, dores e infecções frequentes são razões para procurar um médico o mais rápido possível.
 
 
“Mudanças de atitudes ou humor também podem serem indicativos de alterações mentais. Um indivíduo que conhece bem sua saude consegue identificar rapidamente qualquer alteração em seu organismo e verificar que algo ‘saiu do eixo’”, comenta o médico.
 
 
Fique atento e confira, abaixo, uma lista com dez doenças silenciosas e perigosas.
 
 
 
Depressão
 
A doença começa como cansaço extremo e total falta de ânimo, desencadeando tristeza profunda, sedentarismo, e abuso de álcool e alimentos.
 
 
 
Hepatite C
 
Considerada sorrateira, pode ficar incubada por mais de 20 anos, sem ser percebida. Seus sintomas são de difícil diagnóstico. Devagar, a hepatite atinge o fígado e pode levar ao comprometimento da função hepática, à cirrose (mesmo que seu portador sequer consuma bebidas alcoólicas) e ao desenvolvimento de câncer.
 
 
 
Aids
 
Ainda mais devastadora do que a hepatite C - e também transmitida pelo sangue contaminado - a Aids pode demorar anos para se manifestar. Carregada de preconceito por suas formas de contágio através de relações sexuais sem proteção e pelo uso de drogas injetáveis, muitos casos da doença também ocorrem através de transfusões de sangue.
 
 
 
Diabetes Tipo 2
 
Boca seca, muita sede e idas frequentes ao banheiro. Esses são os sintomas iniciais da Diabetes Tipo 2, um distúrbio orgânico, que, em geral, só é descoberto após anos, quando surgem problemas mais graves.
 
 
 
Hipertensão
 
Dores de cabeça, tonturas e fraquezas podem ser provocados por diversos fatores. Mas quando é causada pela pressão arterial elevada, esses alertas revelam o início de doenças cardíacas mais sérias, como o infarto.
 
 
 
Colesterol alto
 
Pessoas sedentárias, acima do peso e com vida desregrada são mais propensas a desenvolver colesterol alto. Esse problema surge devagar, devido ao depósito de pequenas partículas de gordura nas paredes de veias e artérias, que acabam entupidas, comprometendo o bom funcionamento do organismo, principalmente do coração.
 
 
 
Ovário policístico
 
Acomete muitas mulheres e é um dos principais causadores da infertilidade feminina. É provocado pelo desequilíbrio hormonal, que causa falta de ovulação, favorecendo o surgimento de pequenos cistos na superfície dos ovários. Irregularidade menstrual, ganho de peso e pelos no rosto são os principais sintomas desse distúrbio, que pode ser tratado com remédios.
 
 
 
Endometriose
 
Provoca cólicas menstruais, dores pélvicas e problemas para engravidar, mas nem toda mulher sente os sinais de alerta, tornando o diagnóstico ainda mais difícil.
 
 
 
Osteoporose
 
O enfraquecimento dos ossos, sobretudo nas mulheres, geralmente começa a partir dos 30 anos.   Como a osteoporose é uma doença silenciosa, aos poucos causa a perda da densidade óssea e só acaba sendo descoberta quando ocorrem quedas e fraturas.
 
 
 
Hipo e hipertireoidismo
 
Os problemas provocados pela baixa produção de hormônios na tireoide (hipotireoidismo) causam a desaceleração do metabolismo, aumento de peso, dores musculares, distúrbios digestivos, alterações cardíacas e de humor. Por outro lado, a produção excessiva de hormônios (hipertireoidismo) causa sintomas opostos, como nervosismo, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e perda acentuada de peso.
 
 
 
 
Fonte: Jornal Diário da Terra.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também