Dia da Vitória será celebrado no Largo São João

2800 Jornal O Avaré 05/05/2016 00:56:05

No próximo domingo, 8 de maio, a partir das 8h30, no Largo São João, será comemorado o “Dia da Vitória”, data que marca a vitória dos países aliados na 2ª Guerra Mundial, em 1945. A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura se une ao Tiro de Guerra 02-003 e à Brigada Avareense de Viaturas Militares Antigas para promover essa iniciativa cultural.
 
 
Estão sendo lembrados, em 2016, os 71 anos da vitória dos aliados na Europa com a cooperação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra o exército nazista em campos da Itália. No evento, que acontece até às 12h, será prestada uma homenagem ao capitão R/1 Argemiro de Toledo Filho, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, que estará presente; uma corbélia de flores será depositada junto ao Monumento ao Pracinha, onde está sepultado o ex-combatente avareense Sérgio Bernardino, haverá o descerramento de placa com os nomes dos ex-combatentes avareenses e uma homenagem às mães dos atiradores presentes.
 
 
No local, os visitantes poderão conferir exposições de peças e materiais do Museu Histórico Anita Ferreira De Maria, de materiais militares oriundos do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, de materiais da 2ª Guerra Mundial pertencentes a Cláudio Albuquerque, de viaturas militares e antigas e atuais da BAVAM e 6º Batalhão de Infantaria Leve, projeção de vídeos sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e 2ª Guerra Mundial e solenidade militar pelo Tiro de Guerra 02-003 de Avaré.
 
 
A Organização está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Museu Histórico Anita Ferreira De Maria, Tiro de Guerra 02-003 e Brigada Avareense de Viaturas Antigas Militares.
 
 
 “Convidamos a todos, especialmente os estudantes, para prestigiar a homenagem singela a esses heróis que jamais podem ser esquecidos”, realça Bethânia Ward Rodrigues Cassetari, diretora do Museu Histórico.
 
 
FEBIANOS - De Avaré, 33 jovens alistaram-se na FEB. O único a perecer em combate foi Sérgio Bernardino, morto na Batalha de Montese, em 14 de abril de 1945. E no último dia 12 de abril, aos 93 anos de idade, morreu Pedro Mariano da Silva, o único ex-combatente de Avaré que ainda vivia.
 
 
Integraram a histórica tropa avareense e merecem ser reconhecidos como heróis da pátria o tenente Benedito Rodrigues, os sargentos Aubin Pinto de Toledo, Augusto Tobias e Olavo Merchet Mendes, os cabos Domingos Barreira Sobrinho, Francisco Verpa, Lázaro Alves e Pedro Luiz Dias da Fonseca, além dos soldados Antônio Antunes de Arruda, Arnold Bento Mariano, Avelino Pinto Carneiro, Benedito José Pereira, Edmundo Trench, Hugo Mazzoni, Isoldino Francisco, João Batista, João Dias da Silva, João Venâncio, Joaquim Aprígio Ferreira, Joaquim Moura Pinto, José Barbosa Pereira, José Fernandes Marques, José Silva, José Valim Filho, Luiz de Moura, Luiz Quartucci, Nicola Cortez Neto, Pedro Mariano da Silva, Pedro Nespeca, Rufino Gomes, Sérgio Bernardino, Vicente Honorato de Morais e Ulisses Padilha.
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também