Donos do Mega Filmes HD têm habeas corpus negado, diz advogado

3246 Jornal O Avaré 21/11/2015 01:35:48

Dupla de Cerquilho (SP) está presa desde quarta-feira (18), em São Paulo.
Defesa acredita em liberdade após os cinco dias da prisão temporária.

 

 

O Tribunal Regional Federal (TRF) negou o pedido de habeas corpus, ou soltura, ao casal dono do site Mega Filmes HD, que oferecia filmes e séries piratas, diz o advogado de defesa, Thiago Bellucci. A dupla de Cerquilho (SP) foi presa na quarta-feira (18), após investigações da Polícia Federal (PF) em Sorocaba (SP), e está detida em São Paulo (SP). Segundo a Polícia Federal, os suspeitos recebiam R$ 70 mil por mês com as 60 milhões de visualizações.

Este foi o segundo recurso de liberdade que o advogado tentou para o casal:  o pedido de revogação da prisão foi negada na quinta-feira (19). As alegações da Justiça são de que os suspeitos possam atrapalhar as investigações em liberdade, diz o advogado. Bellucci agora espera pelo fim da prisão temporária, que termina na próxima segunda-feira (23). "Como eles cooperaram com a Justiça, a prisão temporária não deve ser renovada. Se isso não ocorrer, vamos entrar com novo recurso no Superior Tribunal de Justiça [STJ]", afirma.

Para a defesa, a alegação de que os suspeitos podem prejudicar os trabalhos policiais não corresponde à realidade. “Meus clientes contribuíram delatando os outros integrantes do grupo, também deram login e senha da administração do site para retirá-lo do ar”, finaliza.

Entenda o caso
A prisão dos envolvidos foi feita pela Polícia Federal de Sorocaba na manhã de quarta-feira (18) durante uma operação denominada "Barba Negra". A ação visava desarticular organizações que praticavam crimes contra os direitos autorais pela internet. O casal de Cerquilho, que gerenciava o site Mega Filmes HD, foi localizado e preso.

O advogado disse que o casal admitiu que fazia o mesmo negócio no Japão, onde morou por nove anos, e que não sabia que o caso era tão grave.

No portal, segundo a PF, os envolvidos faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. Milhares de internautas se manifestaram em redes sociais contra o fechamento do site de pirataria Mega Filmes HD, após operação da Polícia Federal.

O site, controlado pela dupla, oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows. No portal, conforme a PF, os envolvidos faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. Milhares de internautas se manifestaram em redes sociais contra o fechamento do site de pirataria Mega Filmes HD, após operação da Polícia Federal.

Um levantamento da polícia apontou que a página chegou a receber 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015. Deste número, 85% eram de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Em apenas uma rede social, o portal tinha mais de 4,5 milhões de seguidores. A renda obtida pelos suspeitos, estimada em R$ 70 mil, vinha por conta da cobrança de publicidade exibida no site.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também