EDUCAÇÃO ACADÊMICA EM FOCO.

4730 Jornal O Avaré 04/03/2013 18:03:23

 

 

A matéria em destaque  desta semana, direciona-se à rede de ensino acadêmico de nossa cidade onde estaremos informando, a você leitor , os eventos,  cursos, concursos e etc que acontecem nas faculdades locais.

 

Em nossa cidade, existem   04 faculdades presenciais e uma à distância, sendo as presenciais,  FIRA- Faculdades Integradas  Regionais de Avaré,  Faculdade Eduvale de Avaré, FSP - Faculdade Sudoeste Paulista, UNIESP (antiga FAACA) e à distância UNOPAR –Ensino à Distância.

 

Estaremos iniciando nossa matéria com a FIRA , sediada à  Praça Prefeito Romeu Bretas, 163 - Centro - Avaré/SP.

 

 

 

Os cursos ministrados na faculdade são Licenciaturas em Artes, Ciências Biológicas, Física, História, Letras –Português/ Inglês, Matemática, Pedagogia, Química e Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

 

Licenciatura compreende a formação de profissionais para atuar como professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com exceção do Curso de  Pedagogia que prepara o profissional para  atuar como professor do Ensino Fundamental ou como Coordenador e Diretor em escolas e creches.

 

Os cursos de Licenciatura têm a duração de 3 anos, com exceção de Pedagogia que são 3,5 anos e Bacharelado em Educação Física com 4 anos preparando o profissional para atuar em academias como “personal trainer”.

 

A entidade coloca também, à disposição da comunidade, Pós-graduação em Literatura e Matemática.

 

Todos os cursos são devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e MEC- Ministério da Educação e Cultura.

 

Os vestibulares têm início em dezembro e duram até fevereiro, sendo no total de 03 provas dependendo da necessidade.

 

Todos os cursos , são em horário noturno, sendo que o prédio conta com instalações adequadas como suporte à ministração das aulas, como laboratórios, anfiteatro, Biblioteca, sala de estudos, quadra poli-esportiva, amplo pátio, Centro de Processamento de Dados, Cantina entre outros.

 

 

                                                                                                                                                                                   

 

 

Ressaltamos,  que todas as adaptações previstas por lei, através de solicitação do Corpo de Bombeiros local, para pleno funcionamento de suas atividades, já foram providenciadas conforme AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, emitido em 19/02/2013, afixado em painel logo na entrada da faculdade.

 

 

                   

 

A Faculdade também desenvolve um Projeto Especial para a Melhor Idade, que consiste em 2 encontros semanais com duração de 3 horas  em cada encontro, que acontecem às terças e quintas-feiras sempre das 13h50 às 16h30min.

 

 

 

A aula inaugural do ano letivo será em 05 de Março, sendo que as inscrições continuam abertas nas dependências da FREA – Fund.Regional Educacional de Avaré.

 

As disciplinas ministradas compreendem: Psicologia, Espanhol e Literatura, Atividade Física e Saúde, Dança/Alongamento/Relaxamento, Música, complementando com várias Atividades Extracurriculares como passeios culturais, viagens, comemorações, festa junina, palestras, formatura de encerramento do curso dentre outras atividades que por ventura sejam aprovadas pela equipe pedagógica do projeto.

 

Informações adicionais pelo telefone (014) 3711.1828.

 

Em seu anfiteatro, há também periodicamente, Oficinas, workshops, palestras e seminários, além de apresentações teatrais, musicais e de dança, como meio de lazer à toda a população avareense.

 

 

                                                                                                                                                                  

 

Há também eventos internos, promovidos pelos professores e alunos que acontecem durante o ano letivo como: Varal Literário, Feira de Educação, Campeonatos esportivos e afins.

 

Fica aí, nosso orgulho em ter em nossa cidade uma Faculdade que tem nos representado nas cidades adjacentes , procurando sempre promover a interação Sociedade X Escola com primorosidade e zelo inerentes a este aspecto fundamental da formação de todo ser humano: EDUCAÇÃO !

 

                                                                                         COLABORAÇÃO:Heliane G. Tavares

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também