Educação esclarece confusão feita por vereador sobre livros didáticos

1999 Jornal O Avaré 01/06/2016 05:43:12

Em relação aos apontamentos feito pelo vereador Denilson Ziroldo na Câmara de Vereadores na segunda, 30, a Prefeitura através da Secretaria de Educação esclarece:

 

 

Nota:

 

 

- O contrato mencionado pelo vereador no valor de R$ 345,978,60 não corresponde à compra de livros já oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) através do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), mas sim à aquisição de material do Aprova Brasil, na área de Língua Portuguesa e Matemática voltada para alunos e professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Este material é específico para o trabalho com as proficiências linguísticas e matemáticas cobradas na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo INEP/MEC nas redes públicas, sendo seu resultado utilizado para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

 

 

- O livro apresentado pelo vereador Denilson na Câmara não corresponde aos adquiridos pelo contrato mostrado por ele.

 

 

- O livro exibido por ele é oriundo de um contrato vigente em 2015 no valor de R$ 35.853,30 para aquisição de 90 livros do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de português e matemática, estes sim oferecidos pelo MEC, no entanto, enviados em número insuficiente para Avaré, já que o Ministério contabiliza o número de títulos de acordo com o censo escolar do ano anterior. Apesar dos esforços da Secretaria Municipal da Educação junto ao MEC para obter reserva técnica de exemplares, o pedido não foi atendido, sendo necessário a sua aquisição para garantir que todos os alunos tivessem acesso ao material.

 

 

Não estamos aqui para brincar. Temos supervisão, coordenadores, profissionais comprometidos com a educação”, finaliza a secretária Lucia Lellis.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também