EJA é de competência do Estado

2773 Jornal O Avaré 17/09/2016 00:21:47

Cerca de mais de mil escolas estaduais paulistas oferecem as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse modelo é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio.

 

 

As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira. Esta informação é da Secretaria Estadual de Educação que destaca que a EJA é estadual.

 

 

O fato, que gerou polêmica durante o debate entre os candidatos a prefeito de Avaré, realizado no último dia 13 de setembro, aparece no plano de governo de ambos, tanto de Marcelo Ortega, quando de Denílson Ziroldo.

 

 

O plano de governo de Ziroldo, de forma muito mais abrangente, gasta quatro parágrafos para falar a respeito do que pretende fazer pela EJA, que não é de competência do município.

 

 

Ziroldo afirma, em seu plano de governo, que irá aumentar o número de polos e realizará um estudo para implantar a EJA na modalidade semipresencial.

 

 

O plano de Ortega, de forma mais sucinta, também comete o mesmo erro e também fala em ampliação e apoio a EJA, fato que não soube ser contestado por Ziroldo e seus assessores durante o debate de terça-feira.

 

 

Durante o debate, Ortega acusou Ziroldo de desconhecer que EJA é competência do Estado e não do município, então, qualquer intervenção no programa seria ilegal. Assessores de Ziroldo possivelmente não leram o programa de governo de Marcelo Ortega.

 

 

O candidato tucano mostrou desconhecimento do plano do adversário, assim como seus assessores teoricamente despreparados também, e não souberam rebater a acusação de Ortega, que também em seu programa de governo fala a respeito da EJA.

 

 

 

Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também