Em Botucatu, lixo poderá ser colocado somente após as 18 horas.

1764 Jornal O Avaré 24/02/2014 00:01:00

Em Botucatu, lixo poderá  ser colocado somente após as 18 horas.

 

 

Depósito de lixo após as 18 horas entra em vigor

 

 

A partir desta segunda-feira (24) os lojistas das principais vias do comércio de Botucatu (Dom Lúcio, Santana, Camilo Mazoni, Dante Delmanto, Leonardo Vilas Boas, Rafael Laurindo, Amando de Barros e Major Matheus) deverão acondicionar lixo na calçada, em frente ao próprio estabelecimento, somente após as 18 horas, de segunda a sábado. O procedimento é recomendado para que o material não fique exposto por um longo período de tempo nas ruas e avenidas, o que provoca transtornos à população como mau cheiro, bloqueio da passagem de pedestres, poluição visual e até acidentes.

 

 

 

Procedimento faz parte da campanha “Vias Limpas”, iniciativa das secretarias de Meio Ambiente, Obras (Departamento de Limpeza Pública), Saúde (Vigilância Ambiental em Saúde), em parceria da ONG “SOS Cuesta”. O objetivo é estabelecer regras para o descarte de lixo nas principais vias do comércio, o que deverá contribuir com a qualidade do meio ambiente e paisagem urbana, para que o lixo produzido nos estabelecimentos comerciais não seja mais colocado a qualquer hora do dia na calçada.

 

 

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani ressalta que os lojistas foram orientados para que acondicionem o lixo que produzem da melhor maneira possível, com sacos mais reforçados e melhor lacrados para que o material não se espalhe pela avenida. “Entendemos também que esse lixo pode ser preservado no próprio estabelecimento ao longo do dia para que seja recolhido após as 18 horas, reduzindo os transtornos. É uma campanha não punitiva, mas sim educativa e que requer um esforço coletivo”, explicou Mariani.

 

 

 

Um dos principais focos da campanha são estabelecimentos alimentícios. Por trabalharem com produtos de fácil perecibilidade, estes locais geram um tipo de lixo mais nocivo à saúde pública por atrair pragas urbanas como baratas e ratos. Lembra, ainda, que outros tipos de lixo como caixas de papelão e materiais plásticos também trazem transtornos, principalmente no canteiro central, porque uma rajada de vento ou mesmo vândalos podem espalhar esse material na pista e atrapalhar os condutores de veículos. “Isso pode causar acidentes ou cair nos bueiros, entupindo ainda mais as galerias e contribuindo para os alagamentos em dias de chuva”, realça Mariani.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também