Em coletiva, Poio fala sobre saúde, obras e redução de despesas

1856 Jornal O Avaré 24/07/2015 11:04:35

Durante entrevista coletiva no Paço Municipal na manhã de quinta-feira (23), o prefeito da Estância Turística de Avaré, Poio Novaes fez um balanço das ações de governo referentes ao primeiro semestre deste ano. Falou também sobre problemas a serem sanados na área da Saúde, investimentos em infraestrutura urbana que Avaré receberá e detalhou os desafios para o equilíbrio financeiro da Prefeitura nos próximos meses.



Saúde

Poio destacou que o Pronto Socorro (PS) teve média de 370 atendimentos por dia no último mês, número menor do que o registrado nos últimos dois anos e ressaltou o trabalho da equipe de enfermagem e de médicos do local. O PS chegou atender cerca de 600 pacientes diariamente em 2013. A redução ocorre em razão da maior oferta de clínicos na rede básica de atendimento nos bairros. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família nos bairros de Avaré contam com o reforço de 10 clínicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, que tem tido boa aceitação por quem é atendido.

Poio disse ainda que o número de médicos plantonistas tem sido cumprido pela empresa responsável pelos plantões do PS. Em relação ao término da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o prefeito estima que até o fim do ano o prédio estará preparado para receber equipamentos e ter seu atendimento iniciado em 2016.
As obras das Unidades de Saúde no Santa Elisabeth, Paineiras, Plimec e Paraíso tiveram seus contratos prorrogados e todas terão suas estruturas terminadas até o fim deste ano, segundo Poio. A retomada da construção da UBS do bairro Ipiranga foi lembrada pelo prefeito. “Resolvemos mais este problema e retomamos a construção com R$ 200 mil em recursos próprios e uma emenda parlamentar de R$ 366 mil”, disse.


Esclarecimento

Sobre a recente polêmica acerca do palco construído no recinto da Emapa, o prefeito afirmou que a obra está sendo regularizada. Toda a documentação foi exigida à responsável. “Vamos seguir o que Lei manda. Aquela construção não gerou e não gerará nenhum custo aos cofres públicos, solicitamos e já temos projeto com todos os documentos”, afirmou.
O asfaltamento da Av. Major Rangel também foi abordado. Poio destacou que trechos desnivelados da via terão suas lajotas retiradas para correção e posteriormente serão recolocadas. Após esse serviço, serão aplicadas a emulsão, a camada denominada binder, que nivela o pavimento, e por fim a massa asfáltica.



Receitas e despesas

Ao abordar a situação financeira da Prefeitura, enfatizou a adoção de medidas de redução de gastos com a folha de pagamento e despesas, e mostrou exemplos de prefeituras de outras cidades como Tietê e Americana que passam por problemas orçamentários até mais graves. O prefeito informou que 64% da arrecadação do município é oriunda de repasses estaduais (ICMS, IPVA e outros impostos) e federais (Fundo de Participação dos Municípios e outros). “A redução dessas transferências nos últimos meses em função da menor arrecadação do Estado e da União tem afetado diretamente o nosso fluxo de caixa, por isso a necessidade de readequar despesas”, afirmou. E completou informando que administração tem um quadro controlado de cargos de confiança: 36, número inferior a cidades da região e de município da mesma dimensão administrativa.



Respeito ao funcionário
Apesar da previsão de cortes, ele disse, no entanto, que “o funcionário que cumpre hora extra, vai continuar recebendo.” Serviços essenciais como o Pronto Socorro, de varrição e manutenção de vias, por exemplo, não serão afetados. Outro exemplo foi o ajuste no horário de atendimento do serviço de castração de animais custeado pelo município na CATI. O trabalho veterinário prosseguirá normalmente, além do Centro de Zoonoses já estar em funcionamento no bairro Três Coqueiros.



Duodécimo

Quanto ao atraso no repasse do Duodécimo à Câmara de Vereadores no mês de junho, o prefeito esclareceu que as dificuldades financeiras não permitiram o depósito do recursos no prazo determinado, mas esse compromisso será cumprido conforme manda a Lei.



Cautela nas despesas com eventos
Poio disse ainda que vai reduzir o gasto em eventos como a Emapa e a Fampop, que terão cortes de 90% em seus orçamentos. “Faremos, mas com gastos infinitamente menores. Ambos eventos terão seus custos planilhados com muito critério para economizarmos o máximo”, afirmou.



Iluminação pública

Administrada pela Prefeitura há cerca de três meses, a manutenção da iluminação pública da cidade tem tido resultado satisfatório. Foram atendidas 785 solicitações de munícipes e trocadas 1250 lâmpadas nos últimos 90 dias. Poio enfatizou que bairros como a Vila Operária, Terras São José, Mário Bannwart, São Rogério e Paraíso ainda têm seus serviços de manutenção feitos pela CPFL, mas quando são solicitadas trocas de lâmpadas nessas localidades, a Ouvidoria e a Secretaria de Serviços reforçam os pedidos junto à direção da companhia na cidade.



Meio Ambiente
Sobre a substituição na pasta do Meio Ambiente, ele ressaltou que o atual gestor da pasta, Julio Pinhel permanecerá até a finalização da obra do triturador de resíduos da construção civil. “Qualquer substituto será de dentro do quadro de funcionários da Prefeitura”, completou.



Trânsito

As deliberações do Conselho Municipal de Trânsito serão avaliadas com critério e ouvindo a opinião de quem mora ou trafega em ruas com eventuais mudanças de sentido, afirmou o prefeito. Ele lembrou ainda a importância da participação popular nas reuniões do Comutran, ocasião em que pode sugerir ou ponderar alterações de trânsito.



Planejamento

Poio concluiu o bate papo com os jornalistas dizendo estar otimista, apesar dos percalços financeiros enfrentados. “Avaré será contemplada com muitas obras como as quatro UBSs, a solução da erosão da Av. Gilberto Filgueiras, a pavimentação do Jardim Califórnia, quatro novas creches, a reforma do Galpão do Agronegócio, o asfaltamento da Major Rangel, os novos banheiros e estruturas no Camping, a pavimentação da Av. Costa Azul e o calçadão, a duplicação da SP 255, entre outras conquistas por meio de parcerias federais e estaduais.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também