Em livro organizado pelo CRAS, idosos contam suas histórias

1766 Jornal O Avaré 03/09/2015 09:22:22

Lançamento é nesta quinta-feira, 3


Organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, o livro “Nossas Histórias”, cujo lançamento está marcado para quinta-feira, 3, às 19h, traz histórias de vida dos idosos integrantes do Grupo de Convivência Fortalecimento de Vínculos Viver Bem. O evento será no CRAS II, que atende na Rua Maneco Dionísio nº 318, Vila Martins II.

“Quando completei os 11 anos fui ao baile, que felicidade, a primeira música que dancei foi uma valsa por nome de Branca, a qual eu dancei com meu querido pai. Foi a noite mais linda que eu tive! Por isso hoje sou a maior pé de valsa de Avaré”, conta Carmem Filadelfio. Ela nasceu e morou numa fazenda chamada Rio Pardo. 

Dona Maria José Santana de Oliveira, a Zezé, lembra-se do tempo de escola, quando tinha sete anos de idade, quando se levantava às cinco horas da manhã, saía às 6h e chegava às 7h, que ficava distante, numa pequena vila. “Na escola estava minha professora que era muito rigorosa, porém muito dedicada e nos tratava sempre com muito carinho. Ao final da aula passávamos na casa da nossa avó paterna. Ela sempre tinha um agrado pra gente. Íamos com as tias que eram quase da mesma idade levando caixas de brinquedos na cabeça. Ao chegar em casa, nossa saudosa mãe já nos esperava com o almoço na mesa. Depois íamos brincar, montando cozinhas e arrumando brinquedos”, diz, em tom saudoso.

Em “Nossas Histórias” os leitores também encontram as lembranças de Jair Schimit. “Nasci em 16 de Julho de 1947, hoje tenho 62 anos. Minha infância foi difícil, fui trabalhar na lavoura aos sete anos de idade, somos em 11 filhos, eu sou o mais velho! Aos 12 comecei a trabalhar em fazenda, com 19 fui prestar serviço militar por dois anos, no período da ditadura militar, dois anos muito difíceis... Hoje, tenho alguns problemas de saúde, mas agradeço pela família, filhos e netos”.

Essas e outras histórias podem ser conferidas no livro “Nossas Histórias”. 

SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro “Nossas Histórias”, de autoria dos idosos do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Viver Bem
Quando: 3/09 – Quinta-Feira
Local: CRAS II (Rua Maneco Dionísio, 318)
Horário: 19h

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também