Embarcações são fiscalizadas após vereador morrer afogado em represa

3506 Jornal O Avaré 10/02/2016 10:23:50

Vereador Fábio Nali, de Pereiras, se afogou ao tentar buscar lancha à deriva. Equipes da Marinha vistoriaram veículos aquáticos por dois dias em Avaré.

Uma equipe da Marinha do Brasil fiscalizou embarcações na Represa de Jurumirim, em Avaré (SP), neste último final de semana, para garantir a segurança da navegação de quem frequenta o local. A fiscalização aconteceu uma semana após o vereador Fábio César Nali (DEM) morrer ao buscar uma lancha à deriva no local. Fábio, de 42 anos, trabalhava em Pereiras (SP) e se afogou quando nadava para tentar “resgatar” a embarcação na represa.
Nos dois dias de trabalho, sábado (6) e domingo (7), 35 veículos foram fiscalizados e, em quatro deles, foram encontradas irregularidades, como o atraso no seguro obrigatório. Segundo a Marinha, todos os pilotos foram notificados e têm o prazo de oito dias para apresentar a defesa em Barra Bonita (SP), sede da capitania responsável pela região.

Os militares conferiam, em cada abordagem, a documentação das embarcações, a habilitação de quem estava dirigindo e a presença e as condições dos itens obrigatórios para uma navegação segura, como boias, coletes salva-vidas e extintor.

Em algumas embarcações, por exemplo, o colete salva-vidas não tinha eficiência comprovada. “O colete salva-vidas foi o causador de 90% das mortes no ano passado. Se não for comprovada a eficiência, ao invés dele te flutuar, ele encharca e te puxa”, disse uma das fiscais para uma família que levava coletes irregulares em uma lancha.

O capitão Julio Isaque da Silva, da Marinha do Brasil, explica que a eficiência do item é comprovada por meio de empresas ligadas à Diretoria de Portos e Costas (DPC). “A homologação é feita por uma empresa certificadora reconhecida pela DPC, onde você tem a garantia de que aquele colete vai atuar em casos de naufrágios”, afirma.

Silva ainda lembra que a população pode ajudar a combater casos de imprudência na água. O telefone para denunciar é (14) 3604-1000. “A população pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação e fazer denúncias, se possível mandando fotos ou filmagens, para que possamos atuar intensificando nossas ações”, conclui.

Outro acidente
Além da morte do vereador Fábio César Nali, na represa Jurumirim, a região de Itapetininga registrou este ano a morte da jovem Thaís Aparecida Oliveira, de 21 anos. Thaís morreu apór cair de uma moto aquática no dia 23 de janeiro no rio Paranapanema, em Paranapanema (SP).

(Reprodução G1)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também