Escolas da região de Piraju estão sem aula devido à greve, afirma sindicato

2068 Jornal O Avaré 08/04/2015 08:42:43

Apeoesp diz que salas estão sendo unidas no pátio para exibição de filmes.
Dirigente regional de ensino diz que há professores trabalhando.

 

 

Quatro escolas da região de Piraju (SP) estão sem aulas devido à greve dos professores, de acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). As informações são desta terça-feira (7), ainda de acordo com a entidade. Já a dirigente regional de ensino em Piraju, Maria Ignez Furlan, disse que a informação não procede. "Há professores em todas as escolas trabalhando, mas não em sua totalidade". Os professores da rede estadual pedem melhorias nas salas de aulas, reajuste de salários e mais condições de trabalho.

Ainda de acordo com a representante da secretaria estadual, em todas as escolas há profesores trabalhando, mas não em sua totalidade. "Estou com frequência irregular de alunos porque os docentes pediram apoio dos alunos em relação à greve." Ela pede ainda que os pais mandem os alunos às escolas. "Estamos contrtando substitutos para garantir as aulas."

Conforme o sindicato da categoria, três dessas escolas estão com adesão de 90% dos professores, sendo uma em Fartura (SP), uma em Taguaí (SP) e uma em Tejupá (SP), no Distrito de Ribeirão Bonito. A quarta unidade tem 80% dos docentes parados e fica em Piraju(SP), afirma o sindicato. Nesta terça haverá moção na Câmara de Taguaí em apoio à greve do professorado.

"Eles contratam substitutos que não correspondem às matérias dos professores em greve e há casos em que juntam alunos de várias salas no pátio com o mesmo docente para exibir filmes", afirma a conselheira estadual da entidade Regina Estela Rodrigues Subirá.

Outras nove unidades de ensino têm aulas parcialmente (índice de paralisação varia de 5% a 40%) e duas escolas estão funcionando de forma normal na região de Piraju. "Não houve sequer uma negociação salarial até esta terça-feira", diz Regina.

De acordo com Anita Marson, coordenadora da Apeoesp em Avaré (SP) e região, apenas na cidade há 10 escolas e nenhuma delas funciona com a totalidade dos professores. "Só na região toda de Avaré são 30 unidades de ensino, das quais sete estão em total funcionamento e outras 23 têm 20% de adesão do professorado", diz.

Os professores, ainda segundo a entidade, vão seguir em greve até que haja nova negociação. Na próxima sexta-feira (10), representantes estarão em São Paulo (SP) para uma nova assembleia em busca de um possível acordo. A paralisação ocorre desde 13 de março.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também