Estudo avalia impactos ambientais do Córrego Água do Curtume

5281 Jornal O Avaré 21/12/2015 08:18:47

Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram um estudo sobre os impactos ambientais sofridos pelo Córrego Água do Curtume, que corta o bairro Paraíso. O trabalho teve como objetivo avaliar as principais causas de degradação e, a partir deste diagnóstico, propor medidas com vistas a reduzi-las.

 

O estudo visou identificar e analisar as Áreas de Preservação Permanente (APP); elaborar diferentes mapas temáticos da área de estudo, tais como, da bacia hidrográfica, da hidrografia e das áreas urbanas.

 

Inicialmente foi realizado o trabalho de reconhecimento do local, através de pesquisa documental, cartas topográficas e análise de imagens de satélite por meio do software livre Google Earth. “Essa etapa foi de fundamental importância para avaliar espacialmente e de maneira preliminar a situação do leito principal do córrego Água do Curtume e seu entorno. Foi analisado o comprimento total do córrego, a vegetação do entorno (APP), as áreas úmidas, a proximidade com a zona urbana, entre outros aspectos relevantes”, destacam os técnicos.

 

A fim de obter um resultado confiável, foi possível coletar informações em quarenta pontos ao longo do córrego, com uma distância máxima de cem metros entre os pontos, desde sua nascente em uma propriedade rural privada, até sua foz no interior da Floresta Estadual de Avaré inserida em área urbana.

 

O estudo revelou que os principais potenciais de impacto ambiental são: a falta de proteção ou cercamento do leito do córrego, respeitando-se a faixa mínima de 30 metros de APP (Código Florestal Brasileiro); a existência de uma área protegida (Horto Florestal) que envolve apenas três pontos do córrego; a faixa de APP da margem esquerda maior do que 30 metros em somente 15% dos pontos; o uso por humanos em 80% dos pontos analisados; a falta de APP na margem direita em 76,5% dos pontos; e a presença de vegetação não nativa nas margens do córrego.

 

A análise resultou em um conjunto de ações propostas: Proteção do leito do córrego ao acesso de pessoas e animais domésticos, respeitando-se a distância de 30 metros a partir de seu leito (faixa de APP); Expansão da área protegida já existente (Horto Florestal de Avaré) em direção à cabeceira do Córrego Água do Curtume, e criação de novas áreas de proteção ambiental na área da sua microbacia hidrográfica; Recomposição das faixas de APP das margens direita e esquerda do córrego; Impedimento do uso por humanos das margens do córrego, bem como suas faixas de APP, o que pode ser alcançado com cercamento, uso de placas informativas, fiscalização da área e ações de educação ambiental com a população que reside nesta microbacia; Manejo de espécies vegetais exóticas invasoras das áreas do entorno do córrego.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também