Etiquetas obrigatoriedade em produtos de couros para tratamentos

11629 Jornal O Avaré 13/12/2013 05:33:08


A aprovação do PL 567/12 na Assembléia Legislativa Paulista significa um marco. São Paulo sempre na vanguarda assume a ponta de lança ao adotar a Lei Estadual das Etiquetas dos Símbolos de Tratamento do Couro, com vistas a ampliar o alcance do Código de Defesa do Consumidor e fortalecer o comprometimento entre importadores, exportadores, produtores e prestadores de serviços. 

 



A ausência desta legislação obrigatória e específica para o segmento, faz com que fabricantes de artefatos, e outros itens do vestuário (bolsas, calçados, cintos, etc.) no Brasil e em todo mundo, continuem aplicando a simbologia destinada ao têxtil, ( informações vazias como“lavar com especialistas" etiquetas com recomendações adversas à natureza da matéria-prima, "lavar a seco" e outras que restringem qualquer tipo de limpeza, com um X sobre todos os símbolos destinados ao têxtil). 

 



A nova lei para etiquetagem do couro vem preencher essa lacuna até então fora do alcance da cadeia produtiva do couro em todo mundo, esclarece o deputado Gilson de Souza autor do PL 567/12. “O segmento de produtos de couro desde a matéria prima até o artigo final era desprovido de uma lei que pudesse contemplar a sua ordenação e regulamentação elemento essencial à obtenção de qualidade de produção e ao mesmo tempo garantir um direito básico do consumidor de produtos e serviços". 

 



Baltazar Guedes, diretor da Associação Brasileira do Vestuário ABRAVEST e co-autor do PL 567/12 enfatiza que a normalização pautada em informações de interesse da cadeia produtiva, além de assegurar padronização da produção e comercialização de produtos ou serviços, converte-se em relevante instrumento de orientação ao consumidor, e completa: "Esta lei beneficia o consumidor tanto na preservação de seu direito de escolha como na manutenção e higienização do produto a ser efetuada por profissionais de lavanderia”.

 


Antecipando-se à futura regulamentação grandes grifes como a NK Store, Aninale e Mixed já adotam a nova simbologia para limpeza e tratamento do couro em suas coleções. 
A implementação de etiquetas específicas para artigos de couro traz reforços às exigências mundiais onde a procura pela otimização e padronização de processos de produção e controle de qualidade tornam-se cada vez mais freqüentes.

 



O Couro terá o seu RG - A partir da ABNT NBR 15105 e ABNT NBR 15106 absolutas e inéditas em todo o mundo foi possível qualificar o couro. Elas são os agentes identificadores, pois descrevem os conceitos básicos do couro desde a sua origem, focando os principais processos de produção aplicados nas diversas etapas da sua transformação e de acordo com as características de cada um, definem-se os Símbolos das Etiquetas para Tratamento do Couro
A identificação do couro com informações por exemplo, sobre os beneficiamentos que a pele recebeu, possibilitará o rastreamento para apuração de responsabilidades quando um vício ficar evidenciado em qualquer etapa da produção. Propiciará, também, a redução de procedimentos incorretos, cujos efeitos são identificados em etapas posteriores à comercialização do couro. 

 


Adotando as informações sugeridas pela nova legislação a indústria do couro cria um certificado de garantia. Atesta que sua matéria prima foi produzida para uma finalidade específica, de modo que os resultados terão impactos positivos em toda a cadeia produtiva. 
E como uma iniciativa pioneira no mercado a partir de sua regulamentação em nível nacional o Brasil poderá utilizar canais para torná-la internacional. - See more at: http://www.dino.com.br/releases/simbologia-para-etiquetagem-do-couro-agora-e-lei-dino89019214131

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também