EVENTOS ESTARÃO MOVIMENTANDO A EMAPA NOS PRÓXIMOS DIAS.

3764 Jornal O Avaré 09/09/2013 00:50:00

 

 

 

 

 

 

 

São quatro atividades diferentes que integram o calendário de eventos em comemoração ao aniversário de Avaré.

 

A Estância Turística de Avaré voltou a concentrar as atenções do cenário do Agronegócio em nível nacional. Após consagrar-se como a principal sede da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), a cidade está cedendo espaço, desde o último dia 04, para atividades de criadores de raças variadas.

 

 

 

 Conforme divulgado pela administração do Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, estão acontecendo no local o I Futurity Haras Mariam/Haras Yoshimura e o GP Smart Starbuck e Hit the lights, eventos caracterizados por grande prova de rédeas direcionada a raças equinas oriundas dos criadouros indicados. O final da atividade está marcado para o próximo domingo, 08.

 

 

 

Paralelamente, o parque da EMAPA também está servindo de base, desde o último dia 05, para edições do Leilão Top Leite Avaré, ação que concentra aproximadamente 120 animais de raças variadas, como gado holandês, gir, girolando e de leite cruzado. O evento final acontece na noite deste sábado.

 

 

 

 Já no domingo, o circo da ABQM retorna para Avaré, desta vez com o evento Potro do Futuro. A atividade é conhecida por apresentar, aos criadores da raça, as apostas do mercado, além de possibilitar negócios com elementos de espécimes já consagrados. O Potro do Futuro acontece a partir do próximo domingo, 08, e dura até a próxima semana.

 

 

 

Cavalo Árabe

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a ABCCA - Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe - realizará no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel a 20ª Exposição Internacional do Cavalo Árabe. O evento será aberto ao público e contará, ainda, com a presença de criadores de outros países, que buscam na exposição brasileira os melhores exemplares da raça Árabe.

 

 

 

 Essa exposição é sempre muito aguardada pelos Criadores e Expositores, pois a apresentação dos animais durante esses quatro dias acaba sendo uma prévia para a Exposição Nacional, o maior evento da raça, que será realizada em novembro. Durante a 20ª edição da Internacional serão realizadas mais três competições: a Breeders' Cup, a Copa Brasil de Criadores e o Circuito ANCAF de 3 Tambores.

 

 

A Exposição Internacional contará com os tradicionais julgamentos de Halter e de Performance - provas nas quais é analisado o condicionamento do animal sob o comando do cavaleiro ou condutor. Juízes brasileiros e estrangeiros serão os responsáveis pela avaliação dos animais, entre eles, Jay Constanti e Terry Holmes, ambos dos Estados Unidos; Jerzy Zbyszewski (George Z), da Polônia; Jorge Concaro, da Argentina, e Luiz Eduardo Moreira Caio, do Brasil.

 

 

 

 Já na Copa Brasil de Criadores o cavalo deve ser treinado no próprio haras e os apresentadores não podem ter vínculos com Centros de Treinamento. Assim, essa competição estimula o surgimento de novos apresentadores e incentiva uma maior participação no Circuito Brasileiro de exposições. Os animais são premiados com os títulos de Ouro, Prata e Bronze.

 

 

 

 Outra atração nessa exposição será mais uma etapa do 1º Circuito ANCAF 3 tambores. A ANCAF - Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional - juntamente com a ABCCA, promovem essa prova de velocidade e destreza, para a qual será distribuído o valor de R$ 15 mil em premiação.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também