Falta d?água gera reclamações em bairro turístico de Avaré

3412 Jornal O Avaré 21/01/2015 07:40:23

Interrupções frequentes têm ocorrido desde o fim de 2014, diz moradores.
Sabesp afirma que problema se deve às oscilações de energia elétrica.

 

 

Moradores do balneário Costa Azul, em Avaré (SP), enfrentam constantemente interrupções no abastecimento de água. Segundo eles, o problema é recorrente, no entanto, desde o fim de 2014 tem se tornado ainda mais frequente. A falta d´água aliava às temperaturas altas deixa a população ainda mais insatisfeita.

A moradora Sandra Maximino é representante do bairro. Ela conta que tem recebido várias reclamações por falta d'água e alega que já fez vários registros de reclamação junto a Sabesp, a empresa responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade. “Eu quero que resolvam esse problema de água porque é um produto de base para a sobrevivência. Agora nesse calor, o que você procura? É a água. Tem gente aqui que não teve água para beber nesses dias”, destaca.

No início de janeiro, a falta d’água no bairro já havia sido tema de reportagem na TV TEM e também do G1. Na ocasião, o grande volume de pessoas no balneário durante as festas de fim de ano fez com que as torneiras secassem. Além dos transtornos para quem mora no bairro, turistas desistiram do passeio. Alguns inclusive tinham fugido da falta d'água em São Paulo.

A justificativa da Sabesp é que uma queda na rede elétrica causou uma pane no abastecimento e o sistema estaria em recuperação depois do conserto. A época de grande movimento já passou, mas o problema continua. A concessionária não tem dado conta do abastecimento no bairro, segundo os moradores, que reclamam das dificuldades que o problema antigo causa.

A cozinheira Eliane de Souza afirma que mora há 23 anos no Costa Azul, portanto, sempre enfrentou o desabastecimento. Agora, segundo ela, a frequência aumentou. “Moro aqui há 23 anos e sempre acontece isso, só que agora com maior frequência e aumentando cada vez mais a falta de água. Tenho que ficar me preocupando em armazenar água para beber, fazer comida. Fica cada vez mais difícil para você manter a rotina”, reclama.

O problema é ainda pior agora nos dias de forte calor, em que a água é uma das alternativas para se refrescar. O aposentado Joaquim Nascimento pede providência. “Como é que vamos ficar sem água num calor desse? Nem na sombra você consegue ficar”, comenta.  “Sem água aqui nós vamos passar mal mesmo”, ressalta o zelador Milton Valencia.  “Realmente não dá para ficar sem água porque a gente necessita para tudo, inclusive, porque precisamos tomar bastante água”, completa a aposentada Lisete Leonel.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Sabesp. A empresa reafirma que a falta d'água no bairro Costa Azul foi por conta da oscilação de energia elétrica, o que fez com que os equipamentos que fazem a distribuição desligassem.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também