Falta de professores prejudica alunos de escola estadual em Águas de Santa Bárbara

9857 Jornal O Avaré 25/08/2017 00:50:46

Estudantes do ensino fundamental e ensino médio da Escola Estadual Paulo Delicio, em Águas de Santa Bárbara (SP), afirmam que estão sendo prejudicados com a falta de professores nas disciplinas de história e biologia no segundo semestre.
 
 
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Avaré (SP), que responde por Águas de Santa Barbara, disse que existem dificuldades para contratar professores substitutos, mas garante que todo o conteúdo perdido vai ser reposto. (Confira a resposta completa abaixo).
 
 
Segundo a doméstica Poliana Aparecida, sua filha chegou a ficar três dias seguidos com aulas vagas e teme que isso a prejudique no futuro.
 
 
“Isso prejudica muito nas avaliações e futuramente pode prejudicar quando ela for prestar um vestibular. O aluno sai da casa para estudar. Se for para ficar parado, ele fica na casa”, diz Aparecida.
 
 
Segundo a agente de saneamento Tatiane Machado, o filho conta que muitos ficam dentro da escola sem fazer nada, pois não há professores para dar aula.
 
 
“Eles ficam na quadra esperando o horário da próxima aula. Algumas vezes eles fazem um remanejamento e adiantam algumas aulas e são dispensados mais cedo”, afirma a agente de saneamento Tatiane Machado.
 
 
De acordo com a garçonete Andressa Caroline dos Santos, que estuda no período noturno, na maiora das vezes eles são dispensados mais cedo, pois não há um profissional que possa substituir o professor que está em licença médica.
 
 
“Eles apenas disseram que o professor estava de licença e, por conta disto, somos dispensados mais cedo”, explica.
 
 
 
 
Respostas
 
 
Segundo a diretoria da escola, o quadro atual de funcionários conta com 46 professores efetivos e 65 professores eventuais que ficam à disposição caso haja necessidade de substituição sem aviso prévio.
 
 
Ainda segundo a diretoria, o professor efetivo de biologia esteve afastado por problemas de saúde durante 15 dias e foi substituído por um dos professores eventuais. Com isso, os alunos não teriam ficado sem aula.
 
 
Quanto às aulas de história, a diretoria afirma que foi aberto um cadastro emergencial para a contratação de professores e as aulas devem ser normalizadas nos próximos dias.
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também