Festival de Choro de Avaré começa nesta quinta-feira

1996 Jornal O Avaré 05/11/2014 11:12:35

Programação conta com apresentações diárias no Largo do Mercado, no CAC e na sede do clube do choro

 

 

 

Com entrada franca, acontece nos próximos dias 6, 7 e 8 o IV Festival de Choro de Avaré, numa realização do Clube do Choro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e empresas privadas.

 

 

A programação diária inclui apresentação de choro no Mercado Municipal, às 17h30, shows no Clube Avareense de Cinema (CAC), Rua Rio de Janeiro nº 1763, às 20h30, e Roda de Choro na sede do Clube do Choro, no Largo São Benedito nº 100, às 22h30.

 

 

A programação terá a apresentação de Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo no dia 6, Alexandre Ribeiro Quarteto no dia 7 e César Roversi no dia 8.

 

 

Currículo musical

 

Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo - Considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o Choro continua vivo e atravessando gerações. Com o objetivo de registrar e divulgar a expressão atual do gênero, os percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente criaram o Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, projeto duplamente contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com os prêmios ProAC nas categorias de "Gravação de Disco Inédito - 2008" e "Circulação de Shows Musicais - 2009". A originalidade, a diversidade e a beleza das composições fazem do Panorama uma obra histórica. Reunindo instrumentistas de diferentes gerações, o disco representa a produção atual do Choro paulistano, com músicas compostas ou selecionadas especialmente para o projeto interpretadas por seus compositores e pelo Sexteto Panorama - Alexandre Ribeiro, João Poleto, Gian Corrêa, Henrique Araújo, Roberta Valente e Yves Finzetto.

 

 

 

Alexandre Ribeiro Quarteto - O espetáculo Alexandre Ribeiro Quarteto apresenta um vasto repertório da música instrumental brasileira passando por ritmos como choro, baião, frevo, valsa e incluindo no repertório músicas de diversos compositores dentro de uma cronologia que vai de Pixinguinha e Anacleto de Medeiros aos tempos de hoje. É por isso um espetáculo para qualquer idade e gosto musical. Clarinete, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão apresentam juntos uma sonoridade única e peculiar.

 

 

César Roversi - Bacharel em saxofone pela FAMOSP, formado em música popular e saxofone erudito pelo Conservatório de Tatuí. Ministrou aulas e masterclasses nos festivais de música de Ourinhos e Londrina, e no I Painel Instrumental no Conservatório de Tatuí. Participou de concertos com OSESP, OSUSP, Orquestra da TV Cultura, dentre outras. Como solista,atuou com a Camerata Aberta, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Também atua em música popular e tem dois CDs lançados com seu grupo de música instrumental brasileira – Mente Clara.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também