Filho de Alckmin morre em queda de helicóptero na Grande São Paulo

3566 Jornal O Avaré 04/04/2015 06:58:30

Outras quatro pessoas morreram no voo de teste depois de uma manutenção preventiva

 

 

O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin, morreu nessa quinta-feira (2), num acidente de helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O acidente ocorreu às 17h10, em um condomínio localizado na altura do quilômetro 26 da rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280).

A aeronave chegou a atingir uma casa em construção, mas ninguém em solo ficou ferido. Ele tinha 31 anos.

Além do filho do governador, outras quatro pessoas morreram. O velório acontece em uma sala do Hospital Albert Einstein e o enterro será na cidade de Pindamonhangaba (SP) (leia mais abaixo).

Thomaz era casado e tinha uma filha recém-nascida de um mês, Júlia, e uma outra menina, de 10 anos - Isabella Trombelli Alckmin -, fruto de um relacionamento anterior com uma ex-funcionária do Palácio dos Bandeirantes.

Em fevereiro do ano passado, Thomaz sofreu uma tentativa de assalto em frente ao Clube Paineiras, no Morumbi - a cerca de 1 km do Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador. Ele levava a filha de volta para casa, quando o veículo foi cercado por criminosos. Houve troca de tiros entre os seguranças que faziam a escolta de Thomaz e os bandidos. Depois do episódio, a mãe da menina, Fabíola Trombelli, entrou com uma ação na Justiça para tentar se mudar com a filha para a Noruega - onde mora com seu atual marido.

Ao ter conhecimento da notícia, Fabíola ligou para o próprio governador, que, segundo ela, não conseguia falar. "O doutor Geraldo só chorou", afirmou a ex-mulher de Thomaz, em choque, por telefone.

Pessoas ligadas ao governador afirmam que Alckmin tentava convencer o filho a parar de voar. O filho, ainda segundo auxiliares do Palácio, era muito ligado à mãe, dona Lu Alckmin, quem Thomaz considerava "uma espécie de psicóloga". Além dele, Alckmin tem mais dois filhos: Geraldo e Sophia.

Em 2004, Thomaz foi vítima de um assalto quando andava de moto na Marginal Pinheiros, na altura do Parque Villa-Lobos. Na ocasião, ele tinha saído sem seguranças, quando foi abordado por bandidos. Dois anos antes, policiais militares que faziam a segurança dele na época foram baleados em uma tentativa de roubo ao carro de Thomaz, na Vila Mariana, zona sul da cidade. Um dos policiais, Diógenes Barbosa Paiva, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Três pessoas foram condenadas pelo crime.

Autoridades lamentam perda

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, divulgou nota de imenso pesar. "Sob o impacto dessa tragédia, a família Alckmin, inconsolável, agradece as manifestações de pesar e carinho e busca conforto na fé que sempre a alimentou. Seus pensamentos e preces se estendem às famílias das outras vítimas", diz o comunicado.

Em nota de pêsames, Dilma diz "ser um momento de dor e consternação". Confira a íntegra da nota: "Com muito pesar e tristeza, apresento ao governador Geraldo Alckmin e à sua esposa, senhora Maria Lúcia Alckmin, meus sinceros e profundos pêsames pela morte de seu filho Thomaz Alckmin, que estava entre as vítimas do trágico acidente de helicóptero, ocorrido em São Paulo. Presto, neste momento de dor e consternação, minha solidariedade  e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das vítimas".

Aloysio Nunes, senador pelo PSDB, no  Twitter: "@giselesayeg (Gisele Sayeg, esposa do senador) e eu estamos profundamente consternados com a morte do Thomaz, filho do governador @geraldoalckmin_".

Em nota oficial, o presidente estadual do PSDB de São Paulo e secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, lamentou a tragédia. "Em nome dos membros do PSDB de São Paulo, externo os mais profundos sentimentos ao governador e sua esposa, bem como aos demais familiares e amigos Neste momento de grande tristeza, só posso desejar à família e a todos que tiveram o prazer de conviver com Thomaz, força e sabedoria para enfrentar este momento de dor. É, sem dúvida, uma grande perda", diz o comunicado. A nota de pesar complementa: "Nossos corações e orações estão com a família Alckmin neste momento. Que a fé que sempre os guiou os ampare e dê forças para enfrentar tão difícil momento".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua mulher, Marisa Letícia, publicaram uma nota no Facebook. "Nessa hora de dor e tristeza por uma perda irreparável, prestamos nossos sentimentos e nossa solidariedade para o governador Geraldo Alckmin, a primeira-dama Lu Alckmin, para a esposa, os irmãos e filhas do jovem Thomaz Alckmin. Nossas condolências para os familiares e amigos do piloto Carlos Haroldo Esquerdo Gonçalves e demais tripulantes do helicóptero que faleceram nesta Quinta-feira Santa. Diante de uma tragédia onde não há palavras que possam confortar pais, esposas e filhos, estendemos nosso abraço e nossa fé que os entes queridos permanecerão para sempre conosco na paz de Deus e em nossos corações".

Velório e enterro

O corpo de Thomaz Rodrigues Alckmin será levado para Pindamonhangaba às 14h desta sexta-feira (3), de acordo com informações do Palácio dos Bandeirantes. Ele está sendo velado em uma sala do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, desde as 4h30. O corpo dele foi liberado para a família por volta de 1h15. Enquanto a cerimônia não começa, familiares e amigos da família Alckmin estão se reunindo no Palácio dos Bandeirantes.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também