Filme ?As viagens de Jerê? é atração em Piraju até quarta-feira

3166 Jornal O Avaré 15/07/2014 08:22:03

Evento é realizado no Parque de Exposição Cláudio Dardes.
Sessões ocorrem às 9h,10h, 14h,15h e16h.

 

O filme ‘As viagens de Jerê’ está em cartaz em Piraju (SP). As exibições começam nesta segunda-feira (14) e vão até quarta-feira (16) no Parque de Exposição Prefeito Cláudio Dardes. A sessão de abertura será às 20h desta segunda-feira. As demais sessões estão agendadas para 9h,10h, 14h,15h e16h.

 

 

O evento é realizado em parceria com a concessionária que administra as hidrelétrica instaladas no rio Paranapanema em parceria com a ONG Teatro de Tábuas e a Produtora Nada Audiovisual. O filme foi produzido com base em pesquisas realizadas sobre as lendas e identidades culturais das cidades que beiram os reservatórios do rio.

 

 

O roteiro de apresentações segue até setembro. Além de Piraju, a programação percorre os municípios de Timburi (SP), Itaí (SP), Fartura (SP), Avaré (SP), Paranapanema (SP), Itatinga (SP), Cândido Mota (SP), Paraguaçu Paulista(SP) e Paranavaí (PR). Os convites das sessões serão distribuídos pelas secretarias de Cultura e Educação para as escolas nos períodos da manhã e tarde. Já para as sessões da noite, abertas ao público em geral, os ingressos devem ser retirados com antecedência na Secretaria de Cultura ou no local da estrutura montada.

 

 

A criação
O filme de média teve contou com a participação de pessoas, entre 13 e 70 anos, residentes na região do Alto Paranapanema, no Estado de São Paulo divisa com o Paraná. O processo criativo teve início em março, com a realização de sete oficinas culturais de cinema que ocorreram em seis cidades: AvaréFarturaItaíItatinga, Paranapanema e Piraju. A finalização no trabalho foi na cidade de Campinas, sede do Teatro de Tábuas e da Produtora Nada.

 

 

Foram mais de 48 horas de gravações, seis entrevistados, seis dias de filmagens em seis diferentes locações e duas horas de imagens aéreas que envolveram mais de 80 pessoas na produção.

 

 

Sinopse
“As viagens de Jerê” é uma fábula inédita que mistura estéticas e linguagens, como o realismo, a linguagem teatral e a animação. A produção conta a história do jovem Jerê que, em seu último dia de aula no ensino médio, se vê diante da necessidade de dar um novo passo e trilhar um novo caminho em seu futuro.

 

 

Ao voltar para casa, durante a viagem de balsa pelo rio Paranapanema, o menino contempla as belezas naturais de sua região, os animais, a vegetação e a represa Jurumirim. Ansioso por viver novas experiências e incerto do que está prestes a acontecer, o garoto de 16 anos se perde no imaginário e começa a contracenar com personagens de seu caderno, protagonistas das lendas e causos da região.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também