Gerente da CETESB fala sobre o Lago da Brabância.

2566 Jornal O Avaré 13/03/2014 09:25:39

 

 

 

O biólogo Márcio Loureiro Gomes, gerente da Cetesb  de Avaré, recebeu a reportagem do Jornal O Avaré.

 

O lago Berta  Banwart, localizado no bairro Brabância, que sofreu em Janeiro último uma contaminação em suas águas  provocando uma mortandade muito grande de peixes, vitimados por um derramamento de esgotos da Sabesp,  que fica localizada a poucos dos metros do lago. Segundo o biólogo Márcio gerente da CETESB em Avaré, mesmo agora passado já sessenta dias do fato ele é de opinião que a vigilância sanitária tem que manter a proibição para  natação e pesca no  local.

 

 

O biólogo Márcio, comenta ainda que peixes pescados no lago em questão, ainda  oferecem riscos à saúde e à vida, onde alguns pescadores utilizam até para fazer “sashimi”, que é um prato onde o peixe é servido cru, somente com temperos. Diz também sobre o problema de pessoas nadarem no local, com risco de contaminações  na própria pele e nos olhos.

 

 

O gerente da CETESB informa que o caso hoje pertence à vigilância sanitária, que tem por obrigação  manter a  proibição de nadar e pescar no local. Comenta ainda o risco de sabotagem no citado lago, uma vez que não existe um sistema de vigilância contínuo, não há um  controle dos frequentadores como  nos pesqueiros particulares. O lago da Brabância tem serventia somente para visitação paisagística, não oferece condições seguras para pesca e natação, sendo que a menos de 30 metros existe uma elevatória de esgoto da SABESP, que sempre irá oferecer risco. Informa também que a SABESP reconheceu o crime ambiental e foi devidamente autuada.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também