Gestantes recebem atenção especial no Caisma

10804 Jornal O Avaré 08/06/2016 07:40:06

Órgão registra nascimento de primeiro bebê no local
 
 
 
A assistência à gestante desde o descobrimento da gravidez ao nascimento do bebê é essencial para a saúde da criança e da mulher. Para atender futuras mamães e prover orientações necessárias para o bom desenvolvimento da gestação, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caisma) conta com equipe especializada para assisti-las durante a gravidez e após o parto.
 
 
Instalado na Praça Rui Barbosa, 45, no centro, o órgão da Secretaria Municipal da Saúde oferece orientações à população feminina. Bruna Rodrigues Gonçalves, 26 anos, deu a luz a garotinha Maitê há 3 meses. “O órgão foi um acerto na saúde do município. É a minha segunda gestação que sou acompanhada desde o início até o parto e sempre foram muito atenciosos comigo, todos muito responsáveis”, disse acompanhada do esposo Everton Lucas Gonçalves. “Continuo sendo acompanhada, acabei de fazer o exame do pezinho e volto daqui alguns dias para o exame da orelhinha. Em julho tenho uma consulta pós-parto”, conta.
 
 
 
Estrutura
 
 
Equipado com aparelhos de ultrassonografia, monitor fetal cardiotocógrafo, detector fetal e amnioscópio, o centro conta com serviços de cinco médicos ginecologistas e obstetras, os quais garantem atendimentos diários às gestantes, que tem à disposição orientação de equipe multidisciplinar composta de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
 
 
O Caisma também oferece coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar e, com a chegada da criança, o Exame do Pezinho e o Teste da Orelhinha. Não importa a classe social, o centro está disponível para assistir todas as gestantes do município. Coordenam os serviços o obstetra Cândido Adhemar Venezian e a enfermeira Hilda Gambini.
 
 
 
Emoção
 
 
No dia 20 de abril deste ano, por volta das 8h, o Caima registrou o primeiro parto em suas dependências. Emanuelle, filha de Priscila Siqueira Correia da Silva, teve parto normal realizado pelo Dr. Cândido, auxiliado pela enfermeira obstetra Bruna de Fátima Nogueira Coelho. Após o procedimento, mãe e filha foram levados por uma equipe do SAMU à Santa Casa.
 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também