Greve paralisou serviços de Coleta e Varrição ontem, sexta-feira

1676 Jornal O Avaré 02/07/2016 09:31:56

O dia 1º de julho de 2016, sexta-feira, ficará marcado na História de Avaré por registrar o primeiro movimento grevista nos serviços públicos municipais. A ação se refletiu, na data, em dois setores considerados essenciais à manutenção da Municipalidade, a Coleta de Lixo e a Varrição, mas promete se estender a outras áreas nos próximos dias. A partir da segunda, 4 de julho, é aguardada a entrada de outros setores da Prefeitura no movimento de paralisação.
 
 
O movimento foi respaldado por duas assembleias gerais realizadas com os servidores e funcionários da Prefeitura, filiados ou não ao sindicato. Com a iminência da greve, o setor de Comunicação da Prefeitura de Avaré se adiantou em soltar uma nota de repúdio para todos os veículos de imprensa da cidade. “Já esperávamos isso. Porém, o que nos surpreendeu foram as alegações mantidas no documento, muitas delas descabidas: eles alegam que não fornecemos a lista de presença da assembleia e que isso invalidaria o movimento; porém isso acontece como forma de proteção a possíveis perseguições aos trabalhadores”, disse Leonardo do Espírito Santo, presidente do sindicato, sinalizando que a listagem faz parte da documentação para embasamento da paralisação. “Outra alegação é de que não informamos a possibilidade de desconto dos dias parados, o que não corresponde à verdade como bem o sabe as pessoas que estiveram nas assembleias”, afirmou o sindicalista. A Assessoria Jurídica da entidade pretende negociar, nos próximos dias, esses mesmos descontos. 
 
 
No primeiro dia de movimento, a adesão foi calculada em 15% da categoria, com paralisação quase total da coleta durante o período da tarde; para a segunda-feira é aguardada a entrada, no movimento, de profissionais da Educação (professores e ADIs) e demais setores da Prefeitura.
 
 
Durante todo o dia, os funcionários participantes da greve ficaram baseados na sede do sindicato e receberam todas as orientações pertinentes ao movimento em andamento. Mais detalhes sobre a paralisação nas próximas horas.
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também