Grupo do MST ocupa prédio e pede desapropriação de terras em Iaras

1929 Jornal O Avaré 07/05/2015 09:22:14

Eles reivindicam o parcelamento de mais de 30 fazendas da região.
Manifestação ocorreu de forma pacífica nesta manhã de quarta-feira.

 

 

Cerca de 80 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta quarta-feira (6) o prédio do Instituto Biossistêmico (IBS) em Iaras (SP). Os funcionários que estavam no local saíram de forma pacífica, afirma o movimento. O motivo da ocupação, de acordo com o grupo, é para pedir a desapropriação de mais de 30 fazendas da região e agilizar ainda o processo de parcelamento das áreas e da homologação das famílias.

A empresa ocupada presta serviços para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O MST pretende desocupar o local só depois de uma posição favorável em relação aos pedidos. A Polícia Militar não acompanhou a ação dos manifestantes.

Em nota, o Incra informou que ainda não recebeu pauta dos integrantes e lamentou a ocupação, pois não há pedidos de reunião não atendidos. O instituto afirma prestar esclarecimentos sobre os diversos processos de desapropriação e ainda de investimentos nos assentamentos.

Quarta invasão
O prédio é alvo pela quarta vez de ocupações em menos de um ano. A primeira das invasões foi em 28 de maio de 2014. Na época, 30 famílias do MST ocuparam o local para cobrar melhorias em infraestrutura de assentamentos.

Cinco meses depois, em 21 de outubro de 2014, aproximadamente 40 integrantes do grupo Frente Nacional de Lutas (FNL) foram ocupar o local reivindicando a aceleração da desapropriação de mais de 30 fazendas na região.

E em 21 de janeiro deste ano, a estrutura foi alvo de uma nova ocupação por 30 manifestantes da FNL. O objetivo, segundo eles, era chamar a atenção das autoridades para a discussão sobre a reforma agrária.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também