Hoje é o dia do Rim.

1893 Jornal O Avaré 13/03/2014 07:42:32

 

Hoje dia 13 quinta feira é comemorado dia mundial do Rim.

 

Envelhecimento do órgão conforme a idade.

 

 Doença renal atinge até 50% dos idosos do país.

 

 

 

Cerca de 10% da população mundial tem Doença Renal Crônica (DRC). O problema atinge principalmente os idosos porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta conforme a idade. Esse percentual pode variar de 30% a 50% em pessoas com mais de 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. No Brasil, 10% têm mais de 65 anos segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A sua real prevalência não é totalmente conhecida, mas aproximadamente 10% dos adultos têm algum grau de perda de função renal. 

 


Por causa da alta prevalência em idosos, este ano o tema do Dia Mundial do Rim, comemorado na próxima quinta-feira (13), será “1 em 10. O rim envelhece, assim como nós”. O objetivo é chamar a atenção para as altas taxas de DRC, especialmente no envelhecimento. “Independente da idade, as pessoas precisam ficar atentas aos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e obesidade, e fazer sempre os exames preventivos para obter um diagnóstico precoce”, salienta o médico Rui Alberto Gomes, do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes. Segundo o governo brasileiro, mais de 20% da população com mais de 18 anos tem hipertensão arterial, cerca de 8% têm diabetes e quase 50% estão com excesso de peso. 

 


Os problemas mais comuns para doentes renais crônicos são a alta mortalidade por doença cardiovascular e a necessidade de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante). Para se ter uma ideia da gravidade cardiovascular da DRC, um jovem de 30 anos em diálise tem a mesma chance de morrer do coração que um senhor de 80 anos. 

 


Em 2012, havia 100 mil brasileiros em diálise no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Desses, 30% tinham mais de 65 anos. O que contribui muito para a alta mortalidade é que mais de 70% dos pacientes que começam uma diálise não sabiam sequer que eram portadores da doença. Por esses motivos, o diagnóstico precoce é fundamental. 

 


Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem considerado as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como um dos principais desafios em saúde pública para as próximas décadas. Essas doenças estão diretamente relacionadas aos hábitos de vida da sociedade, bem como com o envelhecimento da população mundial. 

 


De acordo com o nefrologista, toda pessoa, mesmo que não esteja no grupo de risco, deve fazer uma vez ao ano exames de sangue (com dosagem de creatinina) e urina (com dosagem de albumina) para averiguação da função renal. No entanto, quem tem maior predisposição precisa fazer um acompanhamento médico mais frequente. 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também