HOJE O P. PANEMA NÃO TEM BRASCRAFT E SE FAZ UM PASSEIO ECOLÓGICO

1102 Jornal O Avaré 28/09/2013 00:56:14

 

Hoje um passeio Ecológico pelo Rio Paranapanema.

 

 

Em 21 de setembro de 2013, dezenas de barcos saíram, percorreram 140 Km, percorreram diversas cidades. Navegantes soltam mais de 10.000 alevinos, para aumentar a população de peixes, fizeram plantio de diversas árvores. Os navegantes  também documentaram a viagem, fizeram relatórios e encaminharam a algumas prefeituras  para avaliarem a qualidade de vida de fauna e de flora do rio Paranapanema.

 

Graças aos grandes políticos Avareenses, verdadeiros  baluartes que se empenharam no passado, combatendo a Brascaraft e aprovando a lei de nº 2090.

 

 

Dr. Fernando Cruz Pimentel

 

Deputado Antonio Salim Curiati

 

Gov. Paulo Salim Maluf.

 

Dom Vicente Zioni  (Bispo de Botucatu).

 

Indigenista Orlando Villas Boas

 

Deputado Federal Israel Dias Novaes.

 

Senador Danton Pinheiro Jobin.

 

 

São nomes que ficarão para todo o sempre na memória dos moradores de todas as cidades que são banhadas pelo rio Paranapanema, também  como recordação, da não instalação da Industria Multinacional  Brascraft  S.A. Industrial e Florestal.

 

Foi uma luta histórica, poucas cidades Brasileiras, possuem homens dos quilates destes bravos políticos Avareenses que em sua maioria todos vivos. Passado se  30 anos, ao ver o tal passeio ecológico sendo realizado, vem as recordações, das lutas pelo Rio Paranapanema, que formam  a  Represa de jurumirim, com seus 100 Km de extensão, 449 Km 3,  6.500  bilhões e meio  de metros cúbicos de água, quase quatro vezes o tamanho da Bahia de Guanabara

 

Curiati cria uma lei na Assembleia Legislativa, visando proibir industriais poluidoras de se instalarem no Rio Paranapanema, mesmo tendo sido aprovada por 46 a 16 votos e, é vetada pelo Governador Paulo Egydio Martins. Curiati revoltado recorre ao Presidente Geisel, pedindo pronta intervenção, dando o caso como de Ordem de Segurança Nacional.

 

Curiati apresenta uma nova lei que é aprovada, que graças ao seu bom relacionamento com Paulo Maluf,

em 27 de agosto de 1979 Gov. Paulo Salim Maluf, sanciona a lei de nº 2090, colocando por fim a instalação de qualquer Industriais poluidoras as margens do Rio Paranapanema, até a Represa Jurumirim.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também