Horário de Verão começa à zero hora deste domingo, 19 de outubro

2854 Jornal O Avaré 16/10/2014 00:42:12

 

Começa à zero hora do dia 19 de outubro, na madrugada de sábado para domingo, mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão. A partir desta data e até 22 de fevereiro de 2015, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm que adiantar os seus relógios em uma hora.

 

 

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de fornecimento mais crítico do dia, entre as 18h e às 21h, quando a utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. No horário de verão as pessoas mudam seus hábitos e aproveitam mais a luz natural, pois o dia demora a escurecer. Assim há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico. 

 

 

Os principais benefícios da adoção do horário de verão estão relacionados à redução de geração proveniente das usinas termelétricas (que tem um custo mais alto de geração); aumento da confiabilidade do sistema elétrico, uma vez que o carregamento das redes de distribuição acaba não ficando concentrado no mesmo horário, além de ser possível atender ao natural aumento de carga do período de verão de uma maneira mais equilibrada. Assim, é possível para as distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia realizar os investimentos necessários para um bom atendimento de forma gradual. 

 

 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia foi de em torno de 5% nas regiões onde foi aplicada a medida. A Vale Paranapanema estima para esta edição do horário de verão uma economia de 1.269.698 kWh, que equivalem a aproximadamente 0,40% do consumo total da empresa, que atende 27 municípios. ( Região de Assis – Paraguaçu Paulista) Essa economia no consumo é suficiente para atender, durante um mês, a 7.504 residências ou todo o consumo de uma cidade com aproximadamente 22.512 habitantes.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também