III Semana Avareense do Livro começa na próxima segunda-feira

7286 Jornal O Avaré 15/10/2014 10:41:34

Palestras, oficinas culturais, feira literária (troca e venda) fazem parte da extensa programação

 

 

 

Organizada pela Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será realizada de 20 a 24 de outubro, a III Semana Avareense do Livro, na sede da Biblioteca (Rua Minas Gerais, 279).

 

 

A extensa programação inclui palestras, oficinas culturais, lançamento de livros, feira literária (troca e venda). Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (14) 3733-6004 ou ainda pelo e-mail biblioteca@avare.sp.gov.br.

 

 

Na abertura haverá apresentação do Coral Municipal das Oficinas Culturais José Reis Filho e a primeira palestra “Personagens que brincam e cantam contra o racismo: o que Mário de Andrade viu e o que ele não viu”.

 

 

Programação

 

 

De 22 a 24/10 - quarta a sexta-feira

Feira de troca e venda de livros (infantis a preços populares) - Todas as tardes (a partir das 14h00): MOSTRA DE LITERATURA INFANTIL EM VÍDEO- Exibição de filmes infantis baseados na literatura.

 

 

20/10 – Segunda-feira

Horário: 19h30

Abertura da III Semana Avareense do Livro

Apresentação do Coral Municipal

 

 

Palestra: “Personagens que brincam e cantam contra o racismo: o que Mário de Andrade viu e o que ele não viu”.

 

 

Lançamento do livro: Palhaços da cara preta: Pai Francisco e Catarina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma no boi, cavalo-marinho e folia-de-reis - MA, PE, MG (Edusp / Nankin 2014).

 

 

Palestrante e escritor: Dr. André Curiati de Paula Bueno*

*Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Mestre em Semiótica e Linguística. Professor de línguas e literatura, além de Etnomusicologia, Literatura Oral, Folclore e Canção, com ênfase em dados africanos do Português Brasileiro. Concluiu pós-doutorado em convênio da USP e CNRS francês (LLACAN UMR 7594 Langage, Langues et Cultures d'Afrique Noire). Como professor já ministrou na FFLCH-USP o curso de Pós-graduação Elementos de Etnolinguística e no MAE-USP o curso de extensão África e Brasil em língua, literatura Oral e Música. Vem ministrando na FFLCH-USP a aula Resistência e resgate nas danças dramáticas no curso Aspectos da cultura e história do negro brasileiro, e ali desenvolve no momento a Oficina de Escrita Criação de Personagens Afro-brasileiros (CEA-USP). E como cursos livres, desenvolveu na Casa das Rosas (SP) e na Biblioteca SP - Pq. Juventude/Carandiru três ciclos: Ritmo e Poesia, Os RAPs nas línguas e PA no PB: palavras africanas no Português Brasileiro.

 

 

21/10 – Terça-feira

Horário: 9h00

Palestra: O passo a passo de uma história em quadrinhos

Palestrante: Flávio de Oliveira

Flávio de Oliveira é designer gráfico, cartunista e arte educador. Desenvolve diversos trabalhos como cartilhas, cartuns educativos e logos para a Secretaria de Cultura. Atualmente é educador na Fundação Casa de Iaras.         

 

 

Horário: 19h30

Exibição de documentário: Herculano Pires: um convite ao futuro. Documentário em homenagem ao centenário de Herculano Pires, o maior escritor avareense de todos os tempos. Direção Edson Audi. Parceria: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires.

 

 

22/10 – Quarta-feira

Horário: 9h30

Palestra: Leitura: um convite ao conhecimento

Palestrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos e Vanessa Regina Ferreira da Silva

Elaina é Doutora e Mestre na área de Filologia e Linguística Portuguesa, licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela UNESP, campus de Assis. Atualmente, é professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Avaré. Já ministrou aulas na UNICAMP e na UNIP, em Campinas, e também possui experiência na formação continuada de professores de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola.

 

 

Vanessa é Mestre em Letras (2010) e Licenciada em Português-Espanhol (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré (IFSP), onde leciona disciplinas da área de Língua Portuguesa e Literaturas e de Língua Espanhola. É colaboradora da Rede Temática “Las Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano” (LIJMI). Atualmente desenvolve Doutorado em Filologia na Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha). Participou com comunicações, palestras e conferências sobre Literatura Infantil e Juvenil, brasileira e galega, em congressos nacionais e internacionais. Atualmente coordena dois Projetos de Extensão no IFSP, ambos vinculados à formação literária e leitora.

 

 

 

Horário: 18h00 as 22h00

Oficina de cinema: “Além da imaginação: a magia dos efeitos especiais”

50 vagas – A partir de 14 anos

Palestrante: Cássio Sterling*

Local: Memorial Djanira

* É crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente parra o jornal Folha de São Paulo. Integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012). Autor do livro Em tempo real (Ed. Alameda) sobre narrativas de séries de TV

 

Horário: 19h30

Lançamento do livro: Contos horrorescos

Escritora: Lourdes Evani Ferreira Gaspar

 

 

23/10 - Quinta-feira

 

 

Horário: 9h00

Palestra: A comunicação e as redes sociais

Palestrante: Gumercindo Castelucci*

* É bacharel em Direito, especializado em Docência no Ensino Superior, Legislação Trabalhista e Gestão de Pequenas Empresas e Comunicação. É jornalista, apresentador do Jornal da Cidade e Programa do Guma, na Rádio Cidadania Fm, Conselheiro Editorial da Revista Mulher em Evidência e Colaborador da Revista O Avaré. Editor no Grupo A M S Comunicação Integrada. Diretor Executivo da Rede Guma de Comunicação, Diretor Vice Presidente da Associação Pró Cidadania Avareense, Palestrante e Professor, Assessor na Secretaria de Cultura de Avaré e Presidente do CMPC Conselho Municipal de Política Cultural de Avaré.

 

 

Horário: 19h30

Reunião do “Centro Literário Anita Ferreira De Maria” para discussão e criação de estatuto.

 

 

24/10 – Sexta-feira

Horário: 9h00

Palestra: O uso criativo da mente

Palestrante: Valéria Oliveira Guassú*

* Psicóloga clínica, empresária na área de desenvolvimento humano. Presidente do VANA Voluntários Anônimos de Avaré. Especializada em Educação e Gestalt- Terapia.

 

 

Horário: 19h30

Homenagem ao poeta Djalma Noronha.

Lançamento dos livros: Festival Literário de Avaré 2013/2014 e Antologia poética do Centro Literário Anita Ferreira De Maria.

Lançamento do livro: Memórias de uma infância

Escritor: Maurício de Barros

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também