Imagine Brazil realiza semifinal em Ourinhos

4201 Jornal O Avaré 20/05/2015 09:02:21

Cidade sedia etapa de seleção no Teatro Municipal Miguel Cury, dia 24 de maio, às 17 horas. Dez semifinalistas participam da triagem para a grande final na capital paulista, em julho

 

Imagine Brazil, festival realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri - gestora do Projeto Guri no interior e litoral do estado - chega à segunda fase eliminatória de sua primeira edição no País. Rock, pop, hip hop, sertanejo, rap, MPB, música erudita, jazz, gospel e reggae fazem parte da mescla de gêneros que serão representados ao longo do festival, que somada ao ganho de experiência profissional e o contato com diferentes culturas formam o conceito do Imagine, uma competição internacional de música voltada para o público jovem.

 

Após a análise dos áudios e vídeos recebidos no período de inscrições, uma banca avaliadora do festival escolheu 50 semifinalistas – entre solistas e grupos de até oito integrantes – para se apresentarem em teatros do interior paulista. Agora, entre maio e junho, cinco profissionais da música, brasileiros, e um membro da Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo e idealizadora do festival – selecionarão, ao todo, 10 participantes para a grande final na capital paulista, dia 4 de julho, no Centro de Cultura Judaica. 

 

São cinco semifinais no interior, gratuitas e abertas ao público, onde os jovens selecionados – de 13 a 21 anos – serão avaliados segundo os quesitos: qualidade musical e interpretação, comunicação e carisma, originalidade e repertório e preparação.  A primeira acontece dia 17 de maio, em Ribeirão Preto. Em seguida, é a vez de Ourinhos, cujo evento de seleção acontece dia 24 de maio, no Teatro Municipal Miguel Cury, às 17h. Entre os participantes estão, por exemplo, um conjunto de rock (mescla de jazz, funky e fusion), um solista clássico e uma dupla gospel.

 

Piracicaba (14/06), Presidente Prudente (21/06) e São José dos Campos (28/06) sediam as demais últimas semifinais, com músicos solistas de violão, conjuntos de reggae, hardcore e heavy metal, entre outros. Ao todo, os gêneros com maior representatividade na competição são rock, clássico e MPB.

 

Criado pela JMI, da qual a Amigos do Guri é membro, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo. Este ano, além do Brasil, França e Bélgica também sediarão o festival, entre outras localidades. “A ideia do Imagine é reunir diferentes culturas, promover o intercâmbio musical, assim como estimular a originalidade e qualidade musical”, explica a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

 

  

Prêmios e grandes experiências de carreira

Quem vencer o Imagine Brazil 2015 receberá um instrumento da marca Yamaha, 12 horas gratuitas em um estúdio para a gravação de um EP (extended play), além de participar da Final Internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2016, na Croácia, concorrendo com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa e a um plano de negócios.

 

"A Yamaha é apaixonada por música e educação musical. Apoiamos o Festival Imagine porque acreditamos ser uma excelente oportunidade de demonstrarmos esta paixão, compartilhando nosso sentimento com jovens igualmente amantes da música. Além disso, para nós é muito importante contribuir, como já fazemos com grandes artistas mundiais, para que surjam os músicos do amanhã - ajudando as melhores criações a chegar aos ouvidos de todos", diz Osamu Naito, presidente da Yamaha Musical do Brasil.

 

Os escolhidos para a grande final, que acontece dia 4 de julho, contarão com vivências inéditas, em São Paulo capital, onde participarão de workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades.  Serão atividades de formação técnica, entre elas: composição, performance de palco e produção. 

 

O finalista brasileiro passará também por jam sessions workshops de capacitação musical, ao lado de profissionais internacionais e jovens músicos de diversas nacionalidades.

 

“É uma excelente oportunidade para conhecer não só profissionais já consagrados na carreira, mas, especialmente, jovens músicos de diferentes origens, além de estabelecer contato com vários estilos musicais. Esta vivência promove um aprendizado único. Inserir o Brasil neste calendário é muito positivo e enriquecedor”, completa Alessandra Costa.

 

Confira a lista de selecionados para a semifinal em Ourinhos:

 

GRUPO / SOLISTA

GÊNERO

CIDADE DE ORIGEM

Banda Barbatrio

MPB

Marília

Five Secrets

POP

Avaré

Fúria Nerd

Rock

Echaporã

Hurried Trio

Rock / Jazz, Fusion, Funky

São Carlos

Los Banzes

Rock

Palmital

Luquinha do Trompete

Clássico

Ourinhos

Percussando

Outros 
(Instrumental)

Marília

Saxofonando

Clássico

Bauru

Solista Emily

Gospel

Ourinhos

Waterloo

Outros 
(Instrumental)

Ourinhos

 

Serviço – Semifinal Imagine Brazil em Ourinhos:

Data: 24 de maio de 2015

Horário: 17h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Endereço: Rua 9 de julho, 496 - Centro

Entrada gratuita: retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, no local do evento.

 

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, Sasazaki, Glovis, Riberfoods, Agrop.

Apoiadores: Yamaha Musical do Brasil, Instituto GVT e Fábricas de Cultura.

Apoiador de Mídia: SBT Interior

Mais informações: http://br.imaginefestival.net/

 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

 

Informações para a imprensa:

 

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação – www.inpresspni.com.br

Carolina Bessa – carolina.bessa@inpresspni.com.br - (11) 3323-3766

Hanna Thairini S – hanna.silva@inpresspni.com.br - (11) 33231529

Cárita Abdal– carita.abdal@inpresspni.com.br - (11) 3323-1591

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Gabriela Carvalho – gabrielacarvalho@sp.gov.br / (11) 3339-8070 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também