Índice de esclarecimento de homicídios na região de Avaré é de 91%

2530 Jornal O Avaré 15/01/2015 11:16:11

Dos 11 casos de homicídio de autoria desconhecida registrados nas cidades da região no ano passado, 10 foram esclarecidos pela Polícia Civil, o que representa uma taxa de 91% de solução, uma das mais altas do País, cuja média gira em torno de 10%. No total, somando-se os casos de autoria conhecida, foram 20 casos de homicídio ocorridos no ano passado em um total de 17 municípios, incluindo Avaré.

Esse e outros dados criminais, bem como um resumo das atividades operacionais desenvolvidas durante 2014, foram divulgados pelas Polícias Civil e Militar durante coletiva de imprensa realizada na Delegacia Seccional na manhã de quarta-feira, 14, com a presença do Delegado Seccional Jorge Cardoso de Oliveira e do Major PM Luiz César Júnior, subcomandante do 53º Batalhão da Polícia Militar.

As estatísticas revelam que em 2014, além do bom desempenho na solução de homicídios, a Polícia Civil também obteve êxito na elucidação de outros crimes mais graves, como roubo, que é subtração de bem móvel mediante violência, furto de veículo e roubo de veículo. Dos 104 roubos de autoria desconhecida, houve o esclarecimento de 58, resultando em uma taxa de 56%. Em relação ao furto de veículo, a taxa foi de 52%, já que foram elucidados 65 dos 125 casos registrados no ano. Já em relação ao roubo de veículo o índice foi de 20%.

Em termos de ocorrências registradas, em comparação com o ano de 2013, houve queda de 18% nos casos de roubo. “É um crime muito grave, não só pelo impacto que causa à vítima, como também pelo risco real que existe de se evoluir para um latrocínio (roubo seguido de morte). Essa diminuição foi possível graças ao trabalho conjunto das Polícias”, destacou o delegado Jorge Cardoso de Oliveira.

Segundo os dados apresentados, também houve baixa de 11% nos furtos registrados, 45% nos casos de roubo de veículo e 19% nos furtos de veículo. O major Luiz César enfatizou o trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar. “Nossas estratégias de policiamento foram bem executadas durante todo o ano, o que contribuiu em grande parte para a diminuição dos índices criminais em 2014”, declarou.

A única taxa que sofreu alteração para cima foi a de homicídio: em 2013 foram 14 casos registrados e no ano passado foram 20, alta de 43%, segundo os dados oficiais. De acordo como o delegado seccional, a região de Avaré possui uma série histórica de 20 a 22 homicídios por ano. Ele explicou que a maioria dos casos registrados são decorrentes de brigas entre vizinhos, de caráter passional, o que dificulta bastante a prevenção. “Os casos de execução, de homicídios encomendados, são minoria”, disse.

O único caso pendente de homicídio em 2014 foi registrado em Taquarituba, e está relacionado a uma pessoa que era, segundo as investigações, usuária de drogas e marcada por situações que faziam dela uma vítima em potencial, como desavenças familiares e com traficantes de drogas. “A população pode ter certeza que a Polícia Civil, através da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e de suas unidades territoriais (delegacias) investiga permanentemente os casos de homicídio. Não há trégua”, destacou o delegado. Ele lembrou o caso do assassinato do travesti Paola, em Arandu, cuja solução demandou meses de intensa investigação.

No que tange às atividades operacionais, as Polícias efetuaram, juntas, 793 prisões em flagrante e prenderam 641 pessoas por mandado, resultando em 1434 prisões, uma média de 119 pessoas presas por mês. Outro dado que chamou a atenção diz respeito ao número de armas de fogo apreendidas – 104 no total - motivo de comemoração pela Polícia em razão do caráter preventivo que representa. “São armas que deixarão de ser utilizadas para o cometimento de novos crimes”, disse o major.

O representante da Polícia Militar lembrou que 2014 foi um ano de bastante trabalho para a PM, enfatizando que houve diversas atividades específicas que utilizaram grande efetivo de policiais, como por exemplo, as operações relativas ao Carnaval e à Copa do Mundo. Mesmo assim, segundo ele, o trabalho foi realizado e no final reconhecido pela “gestão preventiva e redução dos índices criminais”. Ele falou do combate diário contra o tráfico de drogas, enfatizando que essa modalidade delituosa é a “mola propulsora” de outros crimes. “Combatendo o tráfico, estaremos evitando outros delitos”, destacou.

NECRIM – Um dos assuntos da coletiva também foi o Núcleo Especial Criminal de Avaré – Necrim, órgão dirigido pelo delegado de polícia Vagner Bertoli, assistente da Seccional de Polícia. Presente ao encontro, Vagner fez um breve relato sobre as funções do Necrim e as atividades desenvolvidas em 2014.

De acordo com os dados oficiais, o Necrim realizou 423 audiências no ano passado, das quais 398 resultaram em acordo entre as partes, ou seja, 94%. “É um resultado excelente e que traz benefícios para todos, ou seja, às pessoas envolvidas, à Polícia e ao Judiciário”, disse, destacando que os casos que chegam ao órgão são resolvidos com mais celeridade.

Segundo o delegado, todas as ocorrências que vão parar no Necrim e terminam em acordo deixam de ser encaminhadas ao juiz, eliminando a possibilidade de novos processos, já que as decisões do órgão são homologadas. “De certa forma é um trabalho social o que o Necrim faz, pois consegue resolver casos menos graves em tempo infinitamente menor, liberando a Justiça para decidir sobre crimes mais graves”, enfatizou.

O Necrim possibilita à Polícia Civil solucionar com agilidade delitos de autoria conhecida como injúria, ameaça, agressão, calúnia, difamação, dano e acidentes de trânsito, entre outros, que dependem de oferecimento de queixa ou representação contra o autor e têm pena de até dois anos de reclusão. Avaré é a única cidade da região de Sorocaba que possui o órgão.

 

 

Dr. Jorge Cardoso de Oliveira e Major PM Luiz César Júnior apresentaram os resultados operacionais das Polícias Civil e Militar em 2014

 

Dr. Vagner Bertoli, diretor do NECRIM de Avaré: 94% de acordos

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também