Informatização é um dos desafios da Saúde, diz Chibani

1584 Jornal O Avaré 15/05/2014 07:50:56

Informatização é um dos desafios da Saúde, diz Chibani

 

 

Para o secretário de saúde, ampliações em unidades de atendimento e
melhor oferta de medicamentos são alguns dos avanços da gestão do prefeito Poio Novaes

 

 

 

À frente da Secretaria Municipal de Saúde há pouco mais de 16 meses, Miguel Chibani disse nesta semana que um dos principais desafios da pasta é a informatização do estoque e fluxo de medicamentos oferecidos na rede de atendimento da cidade.

 

 

Para ele, um sistema informatizado pode agilizar a distribuição de medicamentos necessários nas mais de 20 unidades de saúde de Avaré. Em entrevista às rádios Avaré e Interativa, Chibani afirmou que a saúde avançou desde o início da gestão do prefeito Poio Novaes. Entre as conquistas: a formulação da Remume (Relação Municipal de Medicamentos) com mais de 300 remédios obrigatórios para fornecimento à população, novas ambulâncias e suprimentos, a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ampliações nos postos do Jardim Brasil Novo, Vila Jardim e a retomada de obras nos postos Vera Cruz e futura intervenção na unidade do Ipiranga.

 

 

 

Processo de reestruturação

 

Na visão do gestor da saúde do município, o planejamento da Saúde, além de aplicação de verbas, deve ter enfoque na humanização do atendimento ao paciente. “Em janeiro de 2013, pegamos uma saúde que realizava o básico com muitas dificuldades. Inicialmente, investimos em infraestrutura com a compra de equipamentos essenciais que não existiam nos postos. Este ano, estamos trabalhando para estruturar o atendimento com pessoal: enfermeiros, atendimento ao público, farmacêuticos, dentistas e médicos. E lutamos para conscientizá-los da importância da atenção ao paciente. Lidamos com vidas”, explicou.

 

 

“Quando o Poio assumiu, o projeto da UPA estava encaixotado. Começamos o trabalho da estaca zero”, frisou ao falar sobre as próximas etapas que pretende cumprir no plano de investimentos na saúde em Avaré, que recebe cerca de 16 milhões por ano em repasses do Governo Federal.  

  

 

UPA
Sobre a paralisação de dois dias nas obras da unidade, afirmou que os operários retomam a construção nesta quinta-feira, 15 . “Pagamos em dia a parcela, conforme medição dos engenheiros. Mas a empresa acaba atrasando o repasse, já cobramos solução”, disse.

 

 

Agulhas de insulina  

“Fizemos o pedido de compra das agulhas em 7 de fevereiro deste ano. Falar em falta de planejamento é oportunismo”. Segundo ele, uma briga judicial entre empresas do segmento farmacêutico (das quais, uma delas é fornecedora da prefeitura) interrompeu a importação de agulhas de aplicação de insulina ao Brasil o que acarretou no atraso da entrega da compra realizada pela Prefeitura. Uma compra emergencial foi efetuada para solucionar o problema.

 

 

Samu 
Miguel abordou ainda a recente morte de um recém nascido cuja mãe solicitou atendimento emergencial do Samu. “Nada vai reparar este erro. Toda ligação no Samu é gravada e é nossa obrigação averiguar o que de fato ocorreu”.  Segundo ele, houveram erros na identificação do endereço da chamada.

 

 

Mais Médicos

A vinda de seis médicos cubanos deve gerar reflexos positivos na assistência de saúde dos bairros. Chibani lembrou a experiência dos médicos em programas semelhantes em outros países. “São profissionais que ficarão à disposição da população nos bairros e esperamos que vá atingir a expectativa no fluxo de atendimento”, finalizou. O médicos deverão iniciar os trabalhos em cerca de 10 dias. 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também