Ipem faz operação de fiscalização de tacógrafos em Taquarituba

4142 Jornal O Avaré 15/07/2014 08:04:37

Mais de 10 veículos de 31 vistoriados apresentaram irregularidades.
Tacógrafos são ‘caixas pretas’ de veículos terrestres de carga e transporte.

 

 

Uma operação realizada nesta segunda-feira (14) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), em Taquarituba (SP), flagrou irregularidades em cronotacógrafos instalados em veículos de carga e transporte. De 31 veículos vistoriados, 13 estavam fora das normas exigidas por lei. Os equipamentos também  conhecidos como tacógrafos registram informações do percurso, tais como velocidade desenvolvida pelos veículos, distância percorrida e o tempo de direção sem paradas.

 

 

De acordo com o fiscal do Ipem, Luiz Antônio Brizzi, em todos os casos os motoristas foram autuados pela falta de verificação e certificação do cronotacógrafo. Os responsáveis pelos veículos autuados com irregularidades têm o prazo de até dez dias úteis para apresentar defesa junto ao Instituto. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 50 mil.

 

 

Ainda segundo Brizzi, o tacógrafo é um instrumento de medição. “Como todo o tipo de equipamento de medição, ele tem que ser aprovado, ter seu modelo aprovado pelo Inmetro e ser aferido periodicamente, assim como os pontos de regulagem  que devem ser lacrados por empresas credenciadas pelo Inmetro”, comenta.

 

 

A operação foi realizada na Rua Marechal Floriano Peixoto e na Avenida Capitão Eugênio Gabriel, com apoio da Polícia Militar. O alvo eram veículos com mais de 4,5 toneladas ou com capacidade para mais de dez passageiros, por isso, caminhões, ônibus e vans, entre elas, algumas escolares, foram vistoriados.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também