Itapetininga registra primeiro caso de raiva animal na cidade, diz Vigilância

3167 Jornal O Avaré 30/11/2016 01:36:04

A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga (SP) confirmou nesta terça-feira (29) o primeiro caso de raiva animal registrado no município. O animal era um gato, que morreu no início de novembro e pertencia a uma família da cidade. O exame que apontou a doença foi realizado semana passada em São Paulo (SP), segundo a prefeitura.
 
 
Em entrevista para a TV TEM, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Rosa Maria de Carvalho Bela explicou que os donos do gato foram orientados a tomar soro e que já iniciaram a vacinação.  Além disso, Rosa orientou para que todos os moradores da cidade avisem sobre o aparecimento de morcegos, pois a doença é causada por eles.
 
 
“A população precisa ficar atenta com os morcegos, já que a raiva é uma doença que vem deles. A gente pede para que entrem em contato com a Vigilância para que o recolhimento dos animais vivos ou mortos seja feito”, indicou.
 
 
Os sintomas da doença afetam o sistema neurológico e, de acordo com a coordenadora, a doença demora a se manifestar nos humanos. “Nos animais, eles sofrem paralisia, tem dificuldade de engolir água e comida, além da salivação excessiva”, esclarece.
 
 
 
Vacina
 
 
Ainda conforme Rosa, Itapetininga é um polo de vacinação e pode atender qualquer pessoa da região que for mordida por algum morcego ou animal doente.
 
 
“Nós temos vacina e não negamos para ninguém. Mas, pedimos avaliações por conta de novos critérios para vacina. A vacina antirrábica está disponível no setor de zoonoses”, completou.
 
 
Em nota, o Ministério da Saúde informou que 1 milhão de vacinas foram enviadas em todo o país: 155 mil delas para São Paulo. A Secretaria de Saúde do Estado disse que 22 mil vacinas são recebidas todos os meses, mas que apenas 70% dos pedidos têm sido entregues.
 
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também