JD EUROPA II: PROJETO É APROVADO E OBRA EM CRATERA DEVE SER INICIADA NA SEXTA-FEIRA

4114 Jornal O Avaré 28/11/2017 06:40:44

Atendendo uma solicitação do vereador Ernesto Albuquerque, os secretários Judésio Borges (Meio Ambiente) e Alexandre Nigro (Obras e Planejamento) estiveram participando da sessão ordinária da Câmara de Avaré, realizada na segunda-feira, dia 27.
 
 
O tema principal foi a cratera que está colocando em risco casas localizadas no Jardim Europa II. O problema é de estrema gravidade, sendo que a Defesa Civil já acenou para uma possível interdição de alguns imóveis caso a cratera não seja contida.
 
 
Segundo os secretários, caso o projeto seja aprovado pela Câmara, as obras deverão ser iniciadas na sexta-feira, dia 1º de dezembro, prazo final do decreto de estado de emergência emitido pelo prefeito Jô Silvestre.
 
 
Com o projeto aprovado, a Prefeitura poderá realizar o processo licitatório para a contratação de empresa para a recuperação ambiental. O custo será de cerca de R$ 700 mil e parte da obra deverá ser realizada pela Codesp.
 
 
O secretário de Meio Ambiente, Judésio Borges, destacou que o problema teria sido gerado há anos, devido a governos que não estiveram atentos as leis ambientais. “Foi um desgoverno, pois questões ambientais não foram apreciadas”.
 
 
Segundo ele, o problema teria sido gerado devido a falta de dissipadores de águas pluviais. Ele destacou que, como o bairro é antigo, não era exigido os dissipadores. “O loteamento é antigo, não era exigido ao dissipador”.
 
 
Ele voltou a destacar que os problemas com erosões em Avaré teriam ocorrido por leis ambientais que não teriam sido seguidas. “Houve um relaxo, desleixo com as leis ambientais. É gravíssima a situação da erosão (no Jardim Europa II)”.
 
 
Borges relatou ainda que a cratera estaria gerando assoreamento do Ribeirão do Camargo, destacando que até mesmo a captação de água em poço da Sabesp estaria sendo atingido.
 
 
“Assim que houver a licitação da empresa vamos iniciar e concluir esse projeto de dissipador de águas pluviais. O governo está ansioso em começar as obras que vão trazer a paz e a solução ao Jardim Europa”, disse.
 
 
Devido a gravidade do problema, o projeto, que foi protocolado na tarde de segunda-feira, dia 27, foi votado e aprovado na sessão. Com isso, a Prefeitura poderá dar sequencia as tramitações para que a obra tinha início na sexta-feira.
 
 
O prazo para a conclusão das obras é de 30 a 45 dias, dependendo do clima.
 
 
 
Fonte: Jornal Avaré Urgente.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também