Lançamentos marcam a III Semana Avareense do Livro

3016 Jornal O Avaré 31/10/2014 10:20:18

Obras foram apresentadas ao público durante o evento que contou com palestras, oficinas culturais e troca de livros

 

 

 

 

Organizada pela Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a III Semana Avareense do Livro reuniu de 20 a 24 de outubro amantes da literatura em atividades que incluíram palestras, oficinas culturais, troca e venda de livros e lançamentos literários.

 

 

Em seu encerramento, o evento contou com o lançamento dos livros “Memórias de uma infância”, de Maurício de Barros”, e do VI Festival Literário (Fesla), que homenageia o poeta avareense Djalma Noronha. O lançamento da antologia dos poetas que fazem parte do Centro Literário será no dia 28 de novembro, quando acontece o último Sarau Poético de 2014.

 

 

A Semana também teve a palestra “O uso criativo da mente”, com Valéria Oliveira Guassu, a apresentação do Coral Municipal das Oficinas Culturais José Reis Filho, mostra de literatura infantil em vídeo (exibição de filmes infantis baseados na literatura); palestra “Personagens que brincam e cantam contra o racismo: o que Mário de Andrade viu e o que ele não viu” por André Curiati de Paula Bueno e Lançamento do livro “Palhaços da cara preta: Pai Francisco e Catarina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma no boi, cavalo-marinho e folia-de-reis”.

 

 

No dia 21 aconteceu a palestra “O passo a passo de uma história em quadrinhos” proferida pelo desenhista avareense Flávio de Oliveira. A Semana teve ainda a exibição do documentário “Herculano Pires: um convite ao futuro” - documentário em homenagem ao centenário do maior escritor avareense de todos os tempos que conta com direção Edson Audi e parceria da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires. As netas do escritor estiveram presentes e doaram todo o acervo da obra de Herculano para a Biblioteca. Gumercindo Castelluci falou sobre o advento das redes sociais no processo de comunicação dos dias atuais na palestra “A comunicação e as redes sociais”. Também houve reunião do Centro Literário Anita Ferreira De Maria para discussão e criação de um estatuto.

 

 

No dia 22 houve apresentação da palestra “Leitura: um convite ao conhecimento”, por Elaine Aparecida Campideli Hoyos e Vanessa Regina Ferreira da Silva, e a Oficina de Cinema “Além da imaginação: a magia dos efeitos especiais”, por Cássio Sterling, além do lançamento do livro “Contos horrorescos”, da escritora Lourdes Evani Ferreira Gaspar.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também