Lenda do blues, B.B. King morre aos 89 anos

3437 Jornal O Avaré 15/05/2015 09:24:42

Músico norte-americano já fez show em Bauru, dezembro de 1997

 

 

 

Riley Ben King, famoso no mundo inteiro como B.B. King, morreu na noite desta quinta-feira (14), aos 89 anos, em sua casa em Las Vegas, nos Estados Unidos. Músico lenda do blues, B.B. King fez show histórico em Bauru, há 14 anos, no dia 12 de dezembro de 1997, no auge da antiga Cervejaria dos Monges.

O astro esteve hospitalizado no início do mês por desidratação e complicações de sua diabetes tipo 2. Ele estava com uma turnê marcada para 2014, mas teve que desmarcar os shows por causa da doença. Durante uma apresentação em Chicago em outubro, o músico passou mal no palco devido a desidratação e esgotamento. Ainda faltavam oito apresentações para terminar a temporada.

O guitarrista chegou a novamente dar entrada em um hospital em Las Vegas no dia 30 do mês passado, por conta de um pequeno ataque cardíaco. No dia seguinte, ele deixou o centro médico e seguiu com o tratamento em casa. "Estou com cuidados médicos em minha residência em Las Vegas. Obrigado a todos vocês pela torcida e orações", declarou em seu site recentemente.

O "Rei do Blues" foi responsável por definir o som eletrificado do gênero no pós-guerra. Ele também se tornou o nome mais conhecido do gênero musical mundialmente.

O guitarrista era membro do Hall da Fama do Rock and Roll e do Hall da Fama do Blues e foi considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos (em 2003 foi classificado como o número três de todos os tempos pela revista "Rolling Stone", atrás apenas de Jimi Hendrix e Duane Allman).

B.B. King lançou mais de 50 álbuns, vendeu milhões de discos em todo o mundo e recebeu 15 prêmios Grammy. Ele ficou famoso pelos sucessos de "Three O'Clock Blues", dos anos 1950, "The Thrill Is Gone", de 1970, e "When Love Comes to Town" (veja vídeo abaixo), que gravou em 1989 com os irlandeses do U2. Além disso, influenciou muitos guitarristas, incluindo Eric Clapton.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também