Luzes de Natal podem prejudicar sinal de Wi-Fi, garante pesquisa

2116 Jornal O Avaré 04/12/2015 08:58:04

A potência da internet via Wi-Fi pode apresentar maior lentidão no final do ano e o grande vilão dessa história são as luzes usadas como enfeite de Natal. A conclusão veio por meio de uma pesquisa feita pela reguladora britânica Ofcom, que analisou as redes no Reino Unido e concluiu que os apetrechos natalinos atrapalham o sinal da sua rede, devido ao uso de energia elétrica.

A empresa reconhece, no entanto, que, ao diagnosticar a relação como rede elétrica como o principal problema, diversos aparelhos eletrônicos podem ter esse papel desagradável, como microondas, babá eletrônica, televisão e até o ar-condicionado, muito usado no Brasil em tempos de verão.

Como ninguém quer ficar sem enviar mensagens de "feliz natal" ou deixar de postar nas redes neste fim de ano, alguns cuidados com o Wi-Fi podem ser importantes. Vale lembrar que a lentidão da internet pode estar ligada não só a aparelhos eletrônicos, mas a diversos erros com o roteador.

Por isso, o TechTudo separou alguns dicas para turbinar o seu roteador e compensar o transtorno trazidos pelos pisca-piscas. Confira:

Repetidores

Os repetidores são aparelhos autônomos que redirecionam o sinal wireless do roteador principal. Com isso, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes.

Trocar a antena

Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.

Entenda o procedimento e saiba como escolher a melhor antena.

Posicionar o aparelho no melhor lugar

Como o sinal Wi-Fi é enviado por ondas, a posição pode ser um diferencial para a captação. Assim, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos, ele se enfraquece. Por isso, posicionar o aparelho em um lugar central e uma altura considerável, pode ser um diferencial no desempenho de seu aparelho.

Usar uma latinha de cerveja

O alumínio provoca uma elevação das ondas do roteador e, por isso, é muito comum a utilização de latas como uma alternativa fácil e barata. Saiba detalhes e confira tutorial completo do TechTudo.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também