MEDICINA DE BOTUCATU COORDENA WORKSOP SOBRE ENVELHECIMENTO

4201 Jornal O Avaré 19/06/2013 13:00:00

FMB coordena workshop internacional sobre envelhecimento

Com a finalidade de estimular a cooperação entre universidades brasileiras e europeias, foi realizado, no dia 28 de maio, o 2° Workshop Internacional Saúde e Biologia Cinética do Envelhecimento. O evento ocorreu na Brunel University, em Londres, Reino Unido, sob a coordenação das professoras Ana Lúcia dos Anjos Ferreira, coordenadora de Diálogos do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), e Célia Regina Nogueira, coordenadora técnico Regional do Instituto, ambas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

 

 

 

Na ocasião, foram debatidas novas abordagens e possibilidades de cooperação no projeto “Cinética do Envelhecimento”, conduzido pelo IBE. Representantes de cinco universidades parceiras (brasileiras) e associadas (europeias) ao instituto participaram do workshop.

 

 

 

Apresentado por Ana Lúcia dos Anjos Ferreira, o projeto Cinética do Envelhecimento (Identification of clinic, molecular and biochemical biomarkers and mechanisms of ageing: A chronological study), tem por objetivo investigar os fatores que prejudicam o funcionamento físico e cognitivo (linguagem, memória, raciocínio) das pessoas durante o período de envelhecimento. Os resultados desse estudo contribuirão para identificar fatores que tornam o idoso dependente e, consequentemente poderão evitar a internação em asilos, o que representa alto custo.

 

 

O projeto será desenvolvido em parceria com universidades parceiras (Unesp, USP, UNICAMP, UFRGS e UFMG) e associadas (Brunel University, Reino Unido; Università Degli Studi di Roma La Sapienza, Itália e Universidade do Porto, Portugal).

 

 

 

Também esteve na pauta do workshop a apresentação de uma carta de intenções à comunidade europeia com a finalidade de divulgar a programação de trabalhos para os próximos anos.  O documento, denominado Draf Position Paper, foi posteriormente redigido durante o Workshop Integrado do IBE, realizado na Università di Bologna, Itália, entre os dias 29 a 31 de maio. 

 

 

 

Estiveram presentes no 2º Workshop Internacional de Saúde e Biologia os professores Marzia Perluigi (Università Degli Studi di Roma La Sapienza); Henrique Almeida (Universidade do Porto); Ana Lúcia dos Anjos Ferreira e Maria Inês de Moura Campos Pardini (FMB/Unesp). Pela Brunel University compareceram: Mary Gilhooly, Christina Victor, Mary Pat Sullivan, Lorraine de Souza, John Cossar, Victoria Jupp-Kina, Ian Kill, Joanna Bridger, Christopher Eskiw, Michael Themis, Rhona Anderson, Evgeny Makarov, Mark Pook, Bill Baltzopoulos.

 

 

 

IBE

O objetivo principal do IBE é promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em temas cuja experiência europeia possa agregar valor e aportar uma contribuição relevante para enfrentar os desafios de desenvolvimento do Brasil e melhorar as políticas e programas nacionais correspondentes. As áreas de conhecimento correspondem a temas de interesse mútuo entre Brasil e Europa: Saúde e Biologia (coordenado pela FMB/Unesp), Ciências Sociais, Humanidades e Artes (coordenado pela UNICAMP), Ciências e Tecnologia (coordenado pela USP) e Políticas (coordenado pela UFMG).

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também