Ministério da Cultura traz Programa 'Ler é Uma Viagem' para Avaré

5646 Jornal O Avaré 25/05/2017 08:31:50

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, trazem para Avaré a oficina-performance "Dom Quixote entre cartas", do Programa Ler é Uma Viagem.
 
 
Com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), nesta sexta-feira, 26 de maio, a atividade será realizada com o objetivo de oferecer a educadoras e educadores a oportunidade de conhecer melhor o "espírito quixotesco", viajando pelos caminhos fantásticos da obra de Miguel de Cervantes, acompanhados da leitura em voz alta e música ao vivo, executadas por um elenco composto por arte-educador, atriz, músico e fotógrafa do Programa.
 
 
A atividade contará com oficina-performance de escrita sensível e leitura compartilhada com 3 horas de duração. No começo, ainda do lado de fora da sala de apresentação, o público será convidado a interagir com os personagens Dom Quixote e Sancho Pança num jogo de cartas.
 
 
De acordo com a coordenadora de projetos sociais do Instituto CCR na CCR SPVias, Débora Aguiar, essa atividade será uma viagem lúdica, oferecendo aos professores a oportunidade de mergulhar nessa experiência como autores de suas próprias aventuras. “Explorando técnicas do jogo teatral, processos de mediação de leitura e escrita criativa, esta oficina-performance para educadores e gestores da rede pública de ensino tem o intuito de inspirar práticas leitoras em escolas, bibliotecas e outros espaços culturais”, afirma.
 
 
 
 
26 de maio – Avaré
 
 
Local: J.K.R. FESTAS (Rua Luis Scarcelli, 103 - Bairro Paineiras).
 
 
Horário: 7h30 às 11h e das 13h às 16h30
 
 
 
 
Sobre Ler é uma Viagem: O Ler é uma viagem é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve sessões de leitura com música ao vivo para estimular o prazer da descoberta do texto entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Através de projetos temáticos patrocinados (Hans Christian Andersen, Guimarães Rosa, e agora, Dom Quixote) já realizou mais de 600 apresentações, atingiu mais de 7.000 professores e mais de 200.000 estudantes em escolas e bibliotecas públicas.
 
 
O Programa apresenta-se em diversos formatos, mas sempre pensados a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura compartilhada entre, no máximo, 60 pessoas. "O projeto oferece um ambiente de imersão nos textos que estimula a escuta, a identificação, a criatividade e também possibilita que os professores compartilhem ferramentas pedagógicas para dar continuidade à experiência com os alunos depois, em sala de aula", explica a idealizadora do projeto Élida Marques.
 
 
 
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também